Fazenda Escola da UEMA sedia 1ª AgriTEC em São Bento

Por em 28 de agosto de 2015

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa e a prefeita do Campus de São Luís, Fabíola Aguiar, entregam ao governador Flávio Dino, o projeto do novo Campus de São Bento

Foi aberta ontem (27) a Feira de Agricultura e Agrotecnologia do Maranhão (AgriTEC), que realiza sua primeira edição, no município de São Bento.  O evento é promovido pelo governo do estado, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que cedeu a “Fazenda Escola” para sediar o evento.

Entre os presentes estavam o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananis (que cumpre agenda no estado até o dia 29); o governador Flávio Dino; o vice-governador Carlos Brandão; o prefeito de São Bento, Carrinho de João Muniz; representantes de instituições parceiras (Embrapa, Sebrae, Agerp, Faema, Fetaema, Conab, Codeuasf e etc); representantes de movimentos sociais, professores, alunos e comunidade.

A AgriTEC conta com 14 estandes, salas para minicursos e oficinas, exposição e comercialização de produtos agrícolas, cursos de piscicultura, beneficiamento de pescado e carnes, entre outros. Segundo dados do governo, mais de 600 agricultores são participantes e cerca de 1000 pessoas visitaram as tendas e exposições neste primeiro dia. O objetivo é dinamizar a economia criativa para criar espaços para a discussão de políticas públicas e potencialização da agricultura familiar.

O reitor Gustavo Costa fala do potencial da UEMA na abertura da AGRITEC

O governador Flávio Dino ressaltou a produção e a educação como caminho para o desenvolvimento do estado e destacou a UEMA como uma forte aliada para a promoção da qualidade do ensino e do incentivo à produção local por meio da Fazenda Escola. Além disso, falou dos avanços neste âmbito e comentou sobre os investimentos para o município. “Aqui em São Bento nós iremos investir nove milhões de reais para construir um grande Campus da UEMA que atenda toda a região da baixada maranhense”, declarou.

Campus São Bento

Foi apresentado, por meio da prefeita do Campus da UEMA, Fabíola Aguiar, o projeto do “Campus São Bento” que contempla diversas ações, tais como: reforma nas 4 das 7 edificações da Fazenda Escola, 3 novas edificações, novas composições de fachadas, construção de rampas para acessibilidade,  novo auditório com 1.300 m² e 260 lugares, pavilhão com alojamento de alunos pesquisadores, biblioteca, laboratórios e etc.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, esta é mais uma ação que reforça o compromisso do estado e da universidade para uma formação de elevado nível, com a geração de conhecimento e atendimento das demandas sociais. “Há necessidade de termos terra, mas há a necessidade de termos formação, e as universidades precisam se enfileirar para essa finalidade.O novo Campus São Bento não é apenas um projeto de edificações, de novos prédios, mas é sobretudo, o propósito de se transformar em um centro de referência de formação na área de Ciências Agrárias”.

???????????????????????????????

A professora Fabíola Aguiar faz a apresentação do novo Campus da UEMA em São Bento

Ele ainda apresentou a oferta de cursos com o novo Campus. “Teremos cursos  de Agronomia, Tecnologia de Alimentos e 12 cursos técnicos direcionados para a extraordinária potencialidade do estado do Maranhão.”, explicitou o reitor.

Por: Jesilene Corrêa