Reitor anuncia edital da Bolsa Trabalho

Por em 13 de agosto de 2015

acolhimento assinaturaO reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa anunciou o edital de concessão de Bolsas Trabalho destinado a discentes da Universidade em situação de vulnerabilidade econômica para desenvolver atividades administrativas nas dependências da instituição.

“A Bolsa Trabalho foi um compromisso que assumimos no ano passado, como sendo uma ação de inclusão social de jovens estudantes da universidade, de modo que possam obter uma bolsa de retribuição por uma atividade que terão que prestar de natureza administrativa junto à instituição, por um período de 12 meses, e assim possam custear algumas despesas inerentes as suas necessidades”, destacou o reitor da UEMA.

E enfatizou, “este é apenas um primeiro passo na direção de assegurar uma maior inclusão social para os nossos estudantes, e também, aproveitar a qualidade e o conhecimento desses jovens para as atividades administrativas da UEMA”.

Segundo a Coordenadora de Assuntos da Comunidade Estudantil da PROEXAE, Marília Martins, “a democratização da universidade não pode ser efetivada apenas com o acesso do estudante à educação gratuita. Torna-se necessária a criação de mecanismos que viabilizem a permanência e a conclusão de curso dos que nela ingressam. A Bolsa Trabalho constitui-se, dentre as ações de assistência estudantil realizadas pela UEMA, como uma das mais importantes por possibilitar a inserção social aos discentes de baixa renda e, com isto, permitir a igualdade de oportunidades entre todos”.

Serão disponibilizadas 50 bolsas, com duração de 12 meses, aos alunos que estiverem regularmente matriculados e cursando disciplinas, para cumprir uma carga horária semanal de 20 horas. As inscrições estarão abertas no período de 12 de agosto a 14 de setembro de 2015, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), das 13h às 18h.

Para os candidatos efetuarem as inscrições é necessário: o preenchimento e entrega do Formulário de inscrição e questionário socioeconômico, devidamente assinado pelo candidato (disponível no site da UEMA/PROEXAE, no endereço www.uema.br); a cópia do RG e CPF; o Histórico Escolar do Ensino Médio comprovando ter cursado os últimos 3 (três) anos na rede pública de ensino; comprovante de pagamento de tarifa social de energia elétrica, com consumo médio mensal residencial familiar de até 120kw; comprovante de isenção no Programa de Acesso ao Ensino Superior – PAES e o comprovante de matrícula em curso de graduação da UEMA, estando no primeiro ou segundo períodos.

Maiores informações no edital Nº 05/2015 – PROEXAE/UEMA, disponível na página da UEMA.

Por: Karla Almeida