Reitor realiza visita técnica aos Campus de Zé Doca e de Santa Inês

Por em 28 de agosto de 2015

IMG_9057

O reitor Gustavo Costa, acompanhado de sua equipe, fala da importância da UEMA para o desenvolvimento do Estado

Uma comitiva de gestores da UEMA visitou, na última quarta-feira (26), os antigos Centros de Estudos Superiores, agora Campus Universitários, dos municípios de Zé Doca e de Santa Inês. Na oportunidade, membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil puderam compartilhar e dialogar sobre as demandas e desafios de cada Campus junto à Administração Superior da Universidade.

As visitas técnicas aos Campus da UEMA estabelecem um novo horizonte de debate entre a Reitoria e a comunidade acadêmica, como afirma o reitor Gustavo Pereira da Costa: “Este processo interativo de participação é indispensável para a gestão da universidade. Não se pode pensar em gerenciar uma universidade como a UEMA distanciada da comunidade universitária. Isso torna o processo extremamente rico de olhares, de percepções, que melhora qualitativamente o processo de tomada de decisões. Vejo um horizonte muito promissor com esse tipo de atitude que está sendo muito bem recebido pela comunidade e que vamos intensificar até o final do reitorado”, explicou o gestor.

Durante as visitas, a comitiva avaliou as instalações dos laboratórios, bibliotecas e espaços de ensino-aprendizagem de cada Campus. Na oportunidade, foram apresentadas as novas ações que já estão sendo programadas para a melhoria estrutural dos Campus da Universidade.

Para o diretor do Campus de Zé Doca, Sérgio Roberto, a visita serviu como uma oportunidade de desenvolver um diálogo coletivo entre gestores e a comunidade.

IMG_9214

No Campus de Santa Inês, o reitor Gustavo e equipe, reúnem-se com a direção, professores, servidores e estudantes

“Este tipo de diálogo é muito importante para os Campus e, principalmente, para as comunidades do entorno. Hoje a consistência e o trabalho que está sendo feito em Zé Doca também dá sustentação a 19 municípios do entorno. Por isso, a visita do reitor para conhecer as nossas demandas e as nossas considerações é de fundamental importância para todo que fazem parte desta região”, frisou o diretor.

No Campus de Santa Inês, alunos, professores e diretores de curso expuseram as necessidades da localidade, e presenciaram a entrega do projeto do novo auditório do Campus, que servirá como espaço para realização de atividades acadêmicas e eventos científicos, como explica o diretor Josimar Porto:

“Percebemos que a gestão superior da Universidade está com uma postura transparente e positiva em relação às nossas demandas, com intuito de trazer cada vez mais melhorias para o nosso estado. Hoje recebemos a planta do novo auditório, que é uma necessidade antiga do nosso Campus e nos será imprescindível como espaço para realização de seminários, palestras, e colações de grau. Ou seja, uma melhoria positiva e considerável no nosso Campus”, apontou.

Além das melhorias estruturais nos campus de Zé Doca e de Santa Inês, as unidades serão amplamente beneficiadas a partir das diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instituído a partir de um amplo e democrático processo reflexivo sobre o que a universidade quer ser e para onde quer caminhar nos próximos anos.

Participaram da visita técnica o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra; e o chefe de gabinete da Reitoria, César Choairy.

por Carol Ribeiro