UEMA promove Acolhida Acadêmica aos ingressantes do segundo semestre de 2015

Por em 11 de agosto de 2015

Mais de 4000 alunos ingressaram em diferentes cursos da UEMA neste semestre.

Administração Superior recebe novos alunos da UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou na tarde de ontem (10), no auditório do Curso de Biologia, o Acolhimento Acadêmico aos estudantes do segundo semestre de 2015.

A abertura oficial da solenidade contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa; do pró-reitor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; da pró-reitora de Graduação, Andrea de Araujo; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; do pró-reitor de Administração, Gilson Martins; do pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra; além de coordenadores, chefes de divisão e servidores da PROEXAE; professores e alunos.

Na chegada ao evento, os alunos receberam o Guia do Estudante, com instruções e orientações sobre a Universidade. Neste semestre, mais de 4000 alunos ingressaram em diferentes cursos da Universidade Estadual do Maranhão.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa disse que o Acolhimento Acadêmico já faz parte da vivência da universidade e busca mais que recepcionar, busca acarinhar os alunos ingressos. “Esse é o momento em que a UEMA rejuvenesce e recebe os seus novos protagonistas. Chegar à universidade é a realização de um sonho que não é só de cada um de vocês, mas é de suas famílias, de seus amigos e das pessoas mais próximas. É uma experiência única na vida de qualquer um que tenha essa oportunidade. Abracem os cursos de vocês com compromisso e que possam, durante essa jornada, se descobrir como cidadãos, na busca pelo conhecimento e pela troca de experiências”.

Ele afirmou ainda que aquele que consegue uma vaga na universidade pública traz consigo um conjunto de expectativas e possibilidades e ressaltou “a vaga conquistada pelo mérito deve ser socializada como um bem público a ser devolvido para a sociedade maranhense”.

Apresentação dos setores

Na oportunidade, cada um dos gestores explicou resumidamente a função dos setores que gerenciam e se colocaram a disposição dos alunos para contribuir com a construção do conhecimento de cada um, nessa nova jornada profissional. “Espero que a estada de todos seja profícua, que desfrutem desse novo contexto. Aproveotem esse novo formato de vida, profissional e pessoal”, destacou o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra.

O professor Porfírio Guerra falou do mérito dos alunos que entraram na universidade e o apoio que irão receber da PROEXAE durante a caminhada acadêmica. “A conquista de uma vaga tem como pré-requisito o mérito. Recebam nosso reconhecimento, consideração, fidelidade e compromisso com o projeto de vida de vocês. A Universidade cumpre hoje, mais uma vez, sua função social e política com o acesso ao conhecimento científico e social. Cada um deve assumir o compromisso de aproveitar a oportunidade de construir um Estado cada vez melhor, pois a UEMA é a universidade de todos os maranhenses”.

Projetos

acolhimento 3Durante a cerimônia, o diretor do Curso de Engenharia Mecânica apresentou, junto à equipe Zeus Aero Design, o protótipo de
aeronave que irá participar da maior competição de aerodesign do país, que acontecerá em novembro, em São José dos Campos – SP. Outra equipe que se apresentou foi o Bumba meu Baja, também do Curso de Engenharia Mecânica, com o protótipo do Projeto “Minibaja”.

Já os alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais falaram dos projetos de extensão que eles fazem parte, como forma de incentivar os novos ingressantes para participarem ativamente das produções de pesquisa e extensão.

O evento contou ainda, com o lançamento do livro “Questões Educacionais: entre velhos desafios e novas perspectivas”, composto por diversos artigos produzidos por professores da UEMA, UFMA E UFRGS, sob a organização da professora Ana Lúcia Cunha Duarte que trata de diferentes pesquisas que tematizam aspectos candentes das questões educacionais em especial as questões locais.

O Acolhimento foi finalizado com a apresentação teatral do Grupo religioso Agir.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira e Gustavo Moreno