UEMA realizará teste TOEFL ITP

Por em 11 de agosto de 2015

toeflitpA Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Relações Internacionais vai iniciar a aplicação do Teste TOEFL ITP, exame realizado para identificar o nível de proficiência em inglês de um aluno.

Dependendo da pontuação obtida no resultado do teste, é possível indicar qual o grau de proficiência do estudante entre os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), quadro reconhecido internacionalmente e que é usado por organizações de todo o mundo como uma referência de fluência no idioma.

O TOEFL ITP é um exame de proficiência que é exigido também para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa, mas pode ser realizado apenas como teste de nivelamento por meio do Idiomas sem Fronteiras –IsF – Inglês.

Inscrições – As inscrições para o teste são gratuitas. Data, local e horário da prova serão escolhidos pelo candidato no momento da inscrição, dentro das opções ofertadas pelo Centro Aplicador. A pontuação será divulgada individualmente para o candidato que realizar o teste e seu resultado é apenas para demonstrar como o discente está em termos de certificação nacional e a certificação terá validade de dois anos.

Podem se inscrever estudantes de graduação de qualquer área de conhecimento, servidores públicos de Universidades e de Institutos Federais de Ensino; servidores públicos e alunos de graduação ou pós-graduação das Universidades Federais contempladas como Núcleo de Línguas; aluno ou profissional candidato a Edital do Programa CsF ou de outros programas de intercâmbio da CAPES/CNPq que incluam em seu Edital aplicação do TOEFL ITP. Os candidatos que não possuem conhecimentos em inglês podem realizar a avaliação como ponto de partida para os estudos.

Para os discentes que já participam do MyEnglish Online (MEO), a realização do TOEFL ITP é necessária para avaliação do nivelamento da língua estrangeira e registro no sistema de testes do Idiomas sem Fronteiras – IsF.

As instituições que são chamadas de Centros Aplicadores – CA (universidades federais, universidades estaduais e institutos federais) são aquelas que aplicam o teste TOEFL ITP.

Fique atento que em breve a UEMA vai entrar na lista dos Centros Aplicadores.
1. Lista dos Centros Aplicadores (CA)

2. Manual TOEFL ITP do aluno

3. Inscrição do candidato para o teste de proficiência TOEFL ITP

Mais informações no site da Assessoria para Relações Internacionais da UEMA: www.ari.uema.br