“Projeto PRAIAS” da UEMA participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Por em 18 de setembro de 2015

Lixo coletado apos a acaoAcadêmicos e docentes do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da Universidade Estadual do Maranhão (LBVM/UEMA) participaram no último sábado (19) do “Clean Up the Word”, Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios.
O evento foi realizado em 130 países como um ato em prol da preservação das praias e rios, abordando a temática “Nosso lugar, nosso planeta, nossa responsabilidade”.

A cada edição, o movimento Clean Up the World engloba um número estimado de 35 milhões de voluntários nos países participantes, tornando-se uma das maiores campanhas ambientais com base no mundo. Em São Luís, as atividades foram coordenadas pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão e teve como parceiros o LBVM/UEMA, Fonmart Tecnologia, CEMAR, Aloha Surf, Coletivo Jovem de Meio Ambiente e Fórum Municipal de Juventudes.

A equipe do “Projeto PRAIAS” participou ativamente da coleta seletiva do lixo, recolhendo materiais, como animais mortos na beira da praia, material plástico, além de latinhas de metal, fios de nylon e vidro, que tem tempo indeterminado de degradação. Além da coleta seletiva de lixo e visita à foz dos rios, a programação contou com palestras sobre meio ambiente, conferência nacional da juventude, competição de surf e bodyboard, oficina de garrafa pet, ginástica, yoga, atrações culturais e premiação da competição.Tempo de decomposicao do lixo

De acordo com a professora Andrea Azevedo, coordenadora do Laboratório, a paisagem encontrada deixou os alunos e pesquisadores em alerta:

“Encontramos a foz do rio Pimenta completamente poluída, sem qualquer sinal de vida, desaguando no mar. Os problemas dos pequenos rios de São Luís são praticamente os mesmos: esgotos, lixo, assoreamento causado pela retirada das matas ciliares e ocupação de suas margens. Obviamente, além de dizimar todos os seres vivos do rio, afetam diretamente a balneabilidade das praias, que recebem esses veios de esgoto”, destacou.

Andrea Azevedo desenvolve trabalhos nas praias de São Luís há 16 anos e em 2015/2016 realizará o levantamento da Biodiversidade das Praias de São Luís, em conjunto com pesquisadores e estudantes da UEMA e UFMA, dos Cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Oceanografia e Comunicação.

Coleta do lixo1Foz do rio Pimenta