Encontro sobre Animais Silvestre debate sobre Mercado, Pesquisa e Conservação

Por em 4 de setembro de 2015

Durante três dias, alunos, professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão e de outras instituições de ensino superior se reuniram no Campus Paulo VI da UEMA para o VII Encontro Nordestino de Grupos de Estudo de Animais Silvestres e II Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Animais Silvestres e busca, segundo a coordenadora Raysa Lins, aproximar acadêmicos de diferentes áreas (medicina veterinária, biologia, zootecnia, etc) de profissionais consagrados nas áreas de silvestres de forma mais acessível. “Buscamos discutir a temática da fauna silvestre aqui no Estado, principalmente no Curso de Medicina Veterinária”, apontou a discente.

De acordo com um dos fundadores do Encontro, Isaac Albuquerque, a temática “Mercado, Pesquisa e Conservação” está relacionada com as necessidades de cada localidade que sedia o evento.

“Ao criarmos o ENGEAS buscamos unificar os eventos que aconteciam isoladamente em cada universidade e, com isso, reunir o maior conhecimento da situação geral do Nordeste sobre essa temática. E as palestras deste ano visam discutir sobre a conservação e a preservação das espécies. Nós já tivemos eventos em que o foco foi a pesquisa como ferramenta de preservação da fauna. A cada ano as temáticas são diversificadas e escolhidas de acordo com o que vem sendo abordado pelos grupos de pesquisas responsáveis”, explicou.

Para encerrar a programação do evento, pesquisadores levaram ao público a discussão acerca das temáticas: “Conservação de Mamíferos do Cerrado”; “Fauna Ameaçada de Extinção”; “Projeto Tatu Canastra”; “Clínica de Psitacídeos”; “Genética da Conservação”     e “Ecologia e Conservação de pequenos felinos no Brasil”.

As atividades aconteceram no auditório do Centro de Educação de Ciências Exatas e Naturais (CECEN), no Campus Paulo VI da UEMA.