Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS é realizado na UEMA


Por em 28 de setembro de 2015



SAM_1298

Prolibras 2015

 

Na tarde desse domingo (27), foi realizado o VII Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS – PROLIBRAS – MEC – INES/UFSE, no Campus da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís. O exame aconteceu no prédio de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O Prolibras é um exame de proficiência que objetiva certificar instrutores e professores e tradutores/intérpretes de língua de sinais. Tem abrangência nacional e é aplicado em todas as unidades da federação desde o ano de 2006, visando oportunizar a certificação em Libras a todos os fluentes, independentemente de sua região de origem.

O exame Prolibras é uma combinação de um exame de proficiência propriamente dito e uma certificação profissional proposto pelo Ministério da Educação como uma ação concreta prevista no Decreto nº 5.626/2005, decreto este que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, chamada “Lei de Libras”.

Este exame é promovido anualmente pelo Ministério da Educação/INES e instituições de educação superior, por ele credenciadas para essa finalidade. É, realizado em duas etapas, a 1ª etapa (prova objetiva), que foi realizada nesse domingo (27) e a 2ª etapa acontecerá nos dias 29 e 30, com a realização da prova prática nos turnos matutino e vespertino, nos estúdios previamente montados para a gravação das aulas de cada candidato.

De acordo com o professor da UFSC e coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Deraldo Ferreira Opa, o exame é uma importante política de inclusão e está crescendo a cada edição. “Para termos uma política de inclusão precisamos de profissionais capacitados e o Prolibras busca atender essa demanda da qualificação de pessoas competentes para fazer essa função”.

O Coperve é o órgão que coordena todo o processo no Brasil; além das 27 capitais, o Exame Prolibras está sendo também em oito municípios de grande porte no Brasil. O procedimento é realizado de forma padronizada em todo o país.

Ainda segundo Deraldo Oppa, a UEMA – parceira a nível local – tem sido fundamental nesse processo, porque disponibiliza o espaço físico e pessoal capacitado. “A UEMA é uma parceira muito forte. Sempre nos dá o suporte necessário; nos sentimos em casa. Esperamos que essa parceria continue por muito tempo”, ressaltou.

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens