IV Semana Acadêmica das Ciências Agrárias e II Workshop de Pós-Graduação das Ciências Agrárias

Por em 24 de setembro de 2015

IMG_9769A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início, nessa quarta-feira (23), à IV Semana Acadêmica das Ciências Agrárias e ao II Workshop de Pós-Graduação. Os eventos, que acontecem concomitantemente, são iniciativas do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e se estendem até a próxima sexta-feira.

Durante a abertura oficial, que aconteceu no auditório do Curso de Ciências Biológicas, autoridades da instituição destacaram a relevância da Semana Acadêmica como oportunidade de congregar as diferentes áreas das Ciências Agrárias para o desenvolvimento do fazer científico.

Na oportunidade, a diretora do CCA, Francisca Neide Costa, destacou a importância da Semana para os discentes e profissionais das áreas:

“A Semana Acadêmica foi pensada para refletirmos o nosso papel enquanto acadêmicos, no que diz respeito às tecnologias, aos produtos e serviços gerados a partir das nossas pesquisas, para que possam chegar ao público que tanto precisa, que é o produtor rural, o agricultor, os que vivem em assentamentos rurais, quilombolas e demais comunidades do nosso Estado. E esse é um dos maiores desafios das Ciências Agrárias: produzir conhecimento para mudar realidades respeitando a diversidade e a cultura dos conhecimentos já adquiridos”.

Durante a abertura, foi oficializada a parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão e o SEBRAE, a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, que institui a instalação de um Polo de Empreendedorismo Rural na Fazenda Escola de São Bento.

O superintendente do SEBRAE/MA, João Batista Martins, destacou que a instituição está à disposição da Universidade no que diz respeito a ser uma parceira para o desenvolvimento das pesquisas científicas desenvolvidas pela UEMA.

O reitor Gustavo Pereira da Costa apontou a Semana como uma oportunidade de integração entre os cursos das Ciências Agrárias:

“Esta Semana Acadêmica sedimenta a participação integrada dos cursos de graduação e pós-graduação de uma determinada área do conhecimento. Essa agregação traz vantagens importantes para a discussão do papel das ciências agrárias no aspecto amplo da sua conformação social e acadêmica. Um evento como esse nos dá a oportunidade de identificar novas tendências e possibilidades, e permite nos conhecermos melhor. Essa é uma atividade científica e integradora, que aproxima as pessoas”, destacou o gestor.IMG_9835

Ainda como parte da programação, a professora convidada, Théa Mirian, da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), ministrou a palestra “Transferência de Tecnologias no Setor Agropecuário”.

Durante os três dias de evento, serão realizados minicursos, mesas redondas e palestras que englobam o campo das Ciências Agrárias, além da apresentação de 90 trabalhos científicos em formato de pôster, que serão apresentados por alunos ao longo do evento.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira