Primeiro Mestrado em Geografia do Maranhão tem aula inaugural

Por em 2 de setembro de 2015

Na noite dessa terça, 01, o Mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão promoveu aula inaugural, no auditório do CECEN, para recepcionar os primeiros alunos do curso. A primeira seleção do Mestrado aprovou onze discentes. Mais de 100 pessoas prestigiaram o evento.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), este é o primeiro Mestrado em Geografia do Maranhão, na área de concentração em Natureza e Dinâmica do Espaço.

Durante a aula inaugural, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche Galves, afirmou que a UEMA está percorrendo um caminho de crescimento nos cursos de mestrado e doutorado, e a aprovação do Mestrado em Geografia só vem a fortalecer esse momento tão positivo da Instituição.

O Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) apresenta duas linhas de pesquisa: Dinâmica da Natureza e Conservação; e Dinâmica do espaço: urbano e rural e contará com o quadro de 11 docentes permanentes, sendo 8 do Departamento de História e Geografia da UEMA e 3 professores do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão.

De acordo com o coordenador do Programa, José Fernando Rodrigues Bezerra, a aprovação do Mestrado Acadêmico vem fortalecer os estudos geográficos, de fundamental importância para a compreensão das dinâmicas espaciais urbanas e rurais que se vêm desenrolando no Maranhão, em função de políticas governamentais de incentivo ao desenvolvimento de projetos industriais, minerais e do agronegócio.

O PPGEO funcionará no prédio novo de Pedagogia e Geografia do Campus Paulo VI, em São Luís.

Também participaram do evento, a diretora do CECEN Ana Lúcia Cunha Duarte, o chefe do departamento de História e Geografia da UEMA, Ademir Terra, a vice coordenadora do PPGEO, Késia Duarte, além de professores do departamento de História e Geografia.

Palestra

O professor Jeovah Meireles, da Universidade Federal do Ceará, ministrou a palestra “Geomorfologia Costeira: Funções ambientais e sociais”, durante na aula inaugural.

Ele é Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira