Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação é lançado na UEMA

Por em 4 de setembro de 2015

IMG_9383Gestores, coordenadores, professores e alunos estiveram reunidos, nesta quinta (3), no auditório do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para o lançamento do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (Proqualit).

O programa que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), possui o objetivo de acompanhar o desempenho dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, para que sejam reconhecidos à nível nacional e internacional como programas de qualidade, além elevar o conceito dos cursos existentes, possibilitando o aumento dos cursos de doutorado e a implantação de novos.

“É de grande importância que as instituições de ensino superior tenham programas assim, que cuidem, de forma consistente, da qualidade de seus cursos. A pós-graduação precisa estar sempre observada e fortalecida”, exclamou Emílio Cantídio, da Universidade Rural Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e consultor do Proqualit.

A coordenadora do Programa na UEMA, Ana Lucia Abreu Silva, ratificou a relevância da ação. “O acompanhamento é necessário. Nós precisamos desse olhar, para que se decida, de fato, o caminho que nós devemos percorrer, para que nossos cursos atinjam a máxima qualidade. Esse é um instrumento que eu considero muito importante e parabenizo o reitorado por essa iniciativa”, disse.

Dentre as ações traçadas no Proqualit estão: incentivo para apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais; incentivo à publicação qualificada; bolsa produtividade da UEMA; internacionalização dos programas de Pós-Graduação; apoio da Editora UEMA; “Prêmio Dissertação e Tese”; “Prêmio Produção Técnica” (produtos e patentes); cursos de redação científica de artigos e/ou patentes para docentes e discentes, ciclo de Conferências Magnas; taxas de bancada para os docentes bolsistas (Produtividade); “Prêmio conceito CAPES” e o apoio à elaboração de APCNs.

“É necessário darmos evidência que o Proqualit é um programa da UEMA como um todo, e que deve necessariamente envolver todos os setores nas ações de políticas e acompanhamentos. Somente uma grande adesão, a partir da compreensão da relevância no que se pretende fazer, é que vai nos permitir alcançarmos os propósitos que estão sendo socializados e que serão trabalhados nas visitas e oficinas posteriores”, enfatizou o reitor Gustavo Pereira da Costa

Palestra

Com o tema “Mais ciência e inovação para todos nós”, o prof. Alex Oliveira, presidente da FAPEMA, comentou sobre o plano de trabalho da instituição na produção da ciência e tecnologia, baseados na transversalidade e na prevalência dos fluxos na sociedade.

Alex Oliveira também comentou sobre as áreas temáticas no fomento às ciências de base e aplicadas, além de apresentar os gastos na área científica (na região e no Brasil), total de bolsas concedidas no país e no exterior entre 2000 e 2012, a evolução do sistema Nacional de Pós-Graduação, números de doutores e mestres no estado, números de grupos de pesquisa e os desafios a serem enfrentados.

“A FAPEMA vai acompanhar todo o processo, pois nós estendemos que é possível redefinir e pensar novas políticas para que as instituições estejam em sintonia, e que os cursos de Pós-Graduação sejam referência na produção do conhecimento”, manifestou.

Por: Jesilene Corrêa