Reitor participa de encontro articulado com o FNDE

Por em 17 de setembro de 2015

16.09.15 encontro com o FNDEO reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, participou, nesta quarta-feira (16), da abertura do “Encontro Articulado entre o FNDE, a gestão estadual e municipal”. O evento organizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Assuntos Políticos (SEAP), Educação (Seduc), e pela Secretaria de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília (Rebras), acontece até esta quinta (17), no Hotel Luzeiros.

O objetivo do evento é de articular diálogos entre os municípios e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para o repasse de informações dos programas e ações da instituição. O Encontro traz o “(Escritório do FNDE)”, que promove atendimentos especializados a gestores e técnicos educacionais dos municípios maranhenses, além de esclarecer e tirar dúvidas sobre o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).

O FNDE é a autarquia responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), exercendo papel central na garantia da educação de qualidade nas escolas públicas. “Estamos aqui para estreitar os laços e resolver os problemas que muitas vezes impedem os municípios de receber investimentos do Governo Federal”, pontuou o presidente Antônio Idilvan Alencar.

16.09.15 encontro com o FNDE 2À mesa de abertura, o governo Flávio Dino realçou as parcerias desenvolvidas desde o início de sua gestão e algumas das ações que visam alavancar os índices na área da educação no MA. “Como ação direta do governo do Estado, lançamos o programa Escola Digna e temos investido na universidade estadual, iniciativas para melhorar os indicadores educacionais”.

Ele ainda reforçou a importância do momento. “A presença do FNDE no Maranhão demonstra o nosso desejo de unir forças e estreitar os laços com o Governo Federal e municípios, ao priorizar, neste encontro, o atendimento individualizado aos gestores municipais”, completou.

Já a secretaria de Educação, Áurea Prazeres, sinalizou o trabalho articulado entre o estado e os municípios neste ano, em prol de uma educação de qualidade. “Nós temos demonstrado esse esforço, a partir de ações concretas. Nós fomos primeiro estado brasileiro a apresentar o maior número de planos municipais de educação consolidados no Brasil”.

Para o reitor da UEMA, a ação proporciona o alinhamento dos empenhos, no sentido de superar algumas dificuldades e de potencializar o uso dos recursos que o estado do Maranhão tem buscado junto ao governo federal. “Toda a operacionalização financeira de convênios, de todos os programas e financiamentos ligados à educação nacional decorrem necessariamente de uma articulação junto ao FNDE. Acredito que esse trabalho de escritório técnico de esclarecimentos vem dar maiores e melhores oportunidades para o manuseio desses recursos e para buscar novos, mesmo em tempo de crise”.

Estiveram presentes também o secretário municipal de Educação, Geraldo Sobrinho, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o secretário estadual de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry; o secretário-chefe da representação institucional do Distrito Federal, Ricardo Cappelli; deputado estadual, Vinicius Louro; e o prefeito de Bacabeira, Allan Linhares, representando a FABEM, além de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Por: Jesilene Corrêa

Fotos: Edson Costa