UEMA discute IDH do Estado com órgãos públicos


Por em 14 de setembro de 2015



IMG_9370

O pró-reitor Porfírio Guerra e o secretário Francisco Gonçalves debatem o projeto na UEMA

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra reuniu, na manhã desta segunda-feira (14), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN)-Campus Paulo VI, com o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, para apresentar o diagnóstico dos 30 municípios visitados pelos técnicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do projeto “Mais Extensão Universitária”.

Durante o encontro, que participaram a coordenadora de Assuntos Estudantis da PROEXAE/UEMA, Marília Albuquerque, o coordenador do Serviço Médico da UEMA, Marcelo Vasconcelos e representantes das secretarias de Agricultura Familiar, Pesca, Trabalho, Juventude e Economia Solidária, bem como do IMESC, os professores da UEMA, Helder Pereira, Graça Nery, Fernando Santos, Elias Ricardo de Sousa e Márcia Cristina Matos fizeram a exposição das demandas dos municípios visitados.

De acordo com o professor Porfírio, cerca de 60 projetos serão elaborados e executados por professores e estudantes da UEMA, conforme as demandas de cada município nas áreas de educação, Saúde, Agricultura e Cultura. “Os projetos, em primeiro lugar, terão chamadas públicas, através de editais específicos para os 30 municípios com menor IDH, e serão destinados à população dos municípios em questão”, explica Porfírio.

Conforme a proposta do Governo, a intenção é elaborar um grande projeto de desenvolvimento dos municípios comIMG_9359 menor IDH. “Isso exige uma grande mobilização do Estado, da sociedade civil e das instituições científicas. Neste aspecto, consideramos importante esta parceria entre os órgãos públicos e a UEMA na produção de conhecimento sobre esses municípios e no desenvolvimento de projetos que consigam reverter os indicadores de renda, de saúde e de educação”, disse o secretário Francisco Gonçalves. E acrescentou: “Queremos ouvir e conhecer as experiências e propostas da universidade para pensarmos um projeto que viabilize uma boa ação que melhore a vida do cidadão maranhense”.

O Plano de Ações “Mais IDH” tem por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, através de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, abrangendo: integração de políticas públicas com base no planejamento territorial; ampliação dos mecanismos de participação popular na gestão das políticas públicas de interesse do desenvolvimento dos municípios; ampliação da oferta dos programas básicos de cidadania; inclusão e integração produtiva das populações pobres e dos segmentos sociais mais vulneráveis, tais como trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e populações tradicionais, calcado em um modelo de desenvolvimento que atenda às especificidades de cada um deles; valorização da diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões e das populações.

Os 30 municípios são: Marajá do Sena, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Caru, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açu, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha.

por Alcindo Barros



Últimas Postagens