UEMA discute parceria com ANATEL na área de telecomunicações

Por em 3 de setembro de 2015

UEMA

Os professores Áurea Ribeiro e Rogério Moreira Lima, com Karine Monteiro, gerente da Unida de Operacional da ANATEL e Carnot Guimarães, superintendente da ANATEL para os estados do Pará, Maranhão e Amapá.

Na tarde da última quinta-feira (27), no auditório do IBAMA, foi realizada uma importante reunião entre representantes do Curso de Engenharia da Computação da UEMA, da ANATEL e de operadoras de Telefonia Celular.

O objetivo do encontro foi discutir o aumento da cobertura e melhorar a qualidade do sinal da rede móvel celular no Maranhão. Na ocasião, discutiu-se, ainda, parcerias com a UEMA, visto que, atualmente, a universidade é a única instituição no estado que oferece formação na área de telecomunicações com um quadro de professores altamente especializado na área, além de oferecer mestrado com linha de pesquisa em telecomunicações e redes.

Durante a reunião, o diretor do Curso de Engenharia da Computação da UEMA, Rogério Moreira Lima, doutor em telecomunicações, falou  das potencialidades do  engenheiro da computação formado pela UEMA. “Nossos engenheiros da computação atendem a demanda atual do mercado, que é a convergência de TI com as telecomunicações, não fazendo mais sentido em se estudar isoladamente e, sim, em conjunto. O momento é de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações), convergência total de soluções, produtos, plataformas, etc”, declarou.

Depois de definirem uma possível parceria entre a universidade e essas empresas, a professora Áurea Ribeiro, doutora em Processamento de Sinais e coordenadora de Assuntos Extra Curriculares da PROEXAE, defendeu o projeto “Mais Extensão” da UEMA, que visa uma intervenção acadêmica por projetos de extensão nos municípios de menor IDH, sinalizando que a comunicação é um dos fatores chaves para a melhoria nos índices de IDH.

Já a gerente da Unidade Operacional da ANATEL no Maranhão, Karine Monteiro, chamou as operadoras para que façam um levantamento da qualidade do sinal de telefonia celular nos municípios de menor IDH do MA, para que, após essa verificação, demandem soluções, visando melhorar o sinal telefônico nessas regiões.

ANATEL CREA UEMA

Cleudson, Karine e Rogério, no CREA

Segundo levantamento da PROEXAE, a educação, comércio e outras atividades ficam comprometidos, devido a falta de uma comunicação efetiva em voz e dados nesses municípios. “A ANATEL, na pessoa do superintendente e da sua gerente elogiaram o posicionamento da UEMA, bem como o elevado nível do seu quadro de professores na área, e colocaram-se à disposição para possíveis parcerias no âmbito da pesquisa e na formação de recursos humanos, como forma de fortalecer a área de telecomunicações no Estado do Maranhão”, disse Rogério Moreira Lima.

Nessa quarta-feira (02), a reunião aconteceu entre a UEMA, ANATEL e CREA. E, na oportunidade, Rogério falou da importância da UEMA como formadora de recursos Humanos na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações). Karine enfatizou o estímulo da ANATEL, a inclusão digital e a expansão da cobertura do acesso banda larga, principalmente em regiões remotas do estado, bem como a medida adotada pela ANATEL para melhorar os SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). E o presidente do CREA-MA, engenheiro Cleudson, comentou a necessidade de parcerias com diversas instituições para poder fortalecer a atuação do CREA.

por Alcindo Barros