UEMA expõe pesquisas e experimentos durante Expoema 2015

Por em 2 de setembro de 2015

IMG_9936A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) integra, até a próxima terça-feira (08), a programação da Expoema 2015, que acontece no Parque Independência, com exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidas na Universidade. Um estande com produtos, serviços e exposições apresenta ao público a produção de alunos e pesquisadores da instituição.

Organizado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), o estande da UEMA contempla as mostras do Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (LAPIMEL), com exposição de abelhas nativas; Laboratório de Entomologia, com diversas espécies de insetos e pragas encontradas na natureza; Laboratório de Fitopatologia, com as produções da Fazenda Escola da Universidade; e os trabalhos dos alunos do Curso de Engenharia de Pesca.

IMG_9966Projeto Carneiro Hidráulico
Uma novidade desta edição da Expoema é a apresentação do projeto “Carneiro Hidráulico como Dispositivo de Auxílio no Bombeamento de água para o Produtor Rural”, uma máquina de bombeamento hidráulico que funciona sem energia elétrica, como explica o monitor Werly Soeiro, do curso de Engenharia Agronômica:

“O carneiro hidráulico não necessita de energia elétrica ou de combustível fóssil. É uma máquina de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do ‘golpe de aríete’ para bombear água. É um dispositivo prático e barato, que reduzirá os custos do uso da água para os produtores rurais. Nosso objetivo aqui é apresentar a possibilidade de um sistema que possa auxiliar no bombeamento de água para o pequeno agricultor. A gente utiliza as teorias disponíveis na universidade e coloca para as pessoas conhecerem e melhorar sua realidade”, explicou o estudante.

Conservação de Forragem
Como parte da programação, o professor Willian Mochel Filho ministrará a palestra “Conservação de Forragem: utilização de silagem e feno na alimentação animal”, nesta quarta-feira, às 14h, no auditório da Associação de Criadores do Estado do Maranhão, no Parque Independência.

A palestra faz parte das atividades desenvolvidas pela I Clínica tecnológica sobre conservação de forragem, que leva aos pecuaristas e agricultores familiares a importância do uso da forragem conservada, na forma de feno e de silagem para equilibrar a produção animal ao longo do ano.

“As técnicas visam conservar a forragem sem que ocorram grandes perdas na sua composição químico-bromatológica. O objetivo do processo é armazenar forragem mantendo seu valor nutricional, para atender às exigências nutricionais dos animais nas épocas críticas, ou mesmo servir como complementação da dieta”, explicou o professor Willian.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira