UEMA firma parceria com Governo do Estado

Por em 22 de setembro de 2015

IMG_9747

O governador Flávio Dino faz a abertura oficial do evento no Teatro João do Vale

No Teatro João do Vale, com um auditório ocupado por prefeitos municipais e outras autoridades, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa assinou, na tarde dessa segunda-feira (21), um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para elaboração dos planos municipais de saneamento básico nos 30 municípios com menor IDH do Estado.

Ainda na ocasião, a UEMA firmou um Convênio para a capacitação de gestores, técnicos estaduais e municipais em projetos de habitação rural, saneamento, planejamento urbano e produção de alimentos da Agricultura Familiar, que será executado em parceria com a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Além da parceria com a universidade, o Governo do Estado lançou uma série de outras ações que beneficiarão a cidade de São Luís e 10 municípios do Maranhão com menor IDH. Entre elas, o projeto “Casa Cidadã”, que consiste na adaptação de moradias de pessoas com deficiência física, residentes em São Luís; a construção do Centro Comercial do Residencial Ribeiro; a Revitalização da Grande São Luís, começando pela requalificação da Rua Rio Branco, incluindo a reforma da Praça Odorico Mendes e a inauguração de uma Unidade de Policiamento Comunitário para garantir a segurança aos moradores da Região; a entrega de títulos de Regularização Fundiária do Residencial Monte Castelo, beneficiando 224 famílias da região; a licitação para a construção do Conselho Tutelar na Vila Goreth; e a construção de mil moradias na zona rural dos 10 municípios, como parte do Plano de Ações mais IDH.

IMG_9773

O reitor Gustavo Costa assinando o Convênio e o Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado

O governador Flávio Dino, ao falar do pacote de investimentos, ressaltou como ações históricas e com resultados totalmente focados no ser humano.

“Estamos aqui reafirmando valores, pois a política só é bem feita quando está a serviço das pessoas”, destacou.  E acrescentou: “O Maranhão caminha na direção correta”.

Para o reitor Gustavo Costa, os dois convênios firmados com o Governo do Estado são muito importantes para o desenvolvimento do Maranhão, e servirão para a qualificação de gestores municipais, onde a universidade usará sua plataforma de educação a distância, visando o assessoramento técnico para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico.

“Essa é uma ação da UEMA, juntamente com a Secid e a Caema, objetivando, no primeiro momento, atingir 30 municípios com menor IDH, na elaboração desses planos. Tenho convicção de que ações como essas fazem com que a Universidade Estadual do Maranhão dê visibilidade à capacidade técnica de seus professores e alunos, no sentido de prestar um serviço especializado para a realização do objeto desses convênios”, disse o reitor.

Estavam presentes no evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho; o deputado federal Waldir Maranhão; a juíza Luzia Neponucena; os secretários estaduais Adelmo Soares (Agricultura Familiar); Robson Paz (Comunicação); Gerson Pinheiro (Igualdade Racial); Julião Amin (Trabalho); o coordenador de Pesquisa da UEMA, Cláudio Eduardo de Castro; o presidente da Caema, Davi Telles; e o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Ferreira