UEMA participa de assinatura de Convênios e Contratos em benefício de Mototaxistas e Motoboys

Por em 25 de setembro de 2015

???????????????????????????????

Abertura da solenidade no salão de atos do Palácio dos Leões

Na tarde de ontem (24), no salão de atos do Palácio dos Leões, o reitor Gustavo Pereira da Costa participou da solenidade de lançamento, com a presença do governador Flávio Dino, de um conjunto de ações voltadas para a Segurança Pública, Saúde e Regularização de documentos de motoboys e mototaxistas do Maranhão.

Entre as parcerias construídas com o Governo do Estado, o professor Gustavo Costa, representando a Universidade Estadual do Maranhão, assinou com o Departamento de Trânsito do Estado do Maranhão (Detran), o Acordo de Cooperação Técnica para Confecção de Materiais Didáticos Eletrônicos do Curso de Formação para Turmas Futuras, e a disponibilização, por meio da internet, de aulas teóricas dos cursos de Formação para os Mototaxistas maranhenses.

Com esse gesto, o Governo incentiva a regularização de documentos que possibilitam um maior cuidado na preservação da vida do condutor de moto e, certamente, a diminuição de acidentes de trânsito com essa categoria.  “Estamos, hoje, dando mais alguns passos relativos à formação profissional desses condutores, que são essenciais para o exercício regular da profissão, propiciando oportunidades de formação, usando excelentes tecnologias, na parceria valiosa com as empresas e instituições do estado”, destacou o governador.

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa assina o acordo ao lado dos pró-reitores Roberto Serra e Gilson Mendonça

De acordo com o reitor, a UEMA vai oferecer sua base tecnológica de educação a distância para viabilizar a formação e atualização dos mototaxistas em todo o território maranhense. “É uma ação importante da universidade, que tem uma larga experiência em oferecer, por meio de suas tecnologias, educação de maneira integrada e, neste processo de parceria com o Detran, podemos atender esta categoria, que há muito tempo reivindicava um nível maior de qualificação”, declarou o professor.

Além da UEMA e do Detran, participaram  da assinatura do conjunto de ações a Federação das Associações e Sindicatos dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas (Fessimoto), o Sindicato do Centro de Formação de Condutores, e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).  Com o Sest/Senat , o Maranhão está assegurando 1000 vagas gratuita em aulas presenciais do Curso de Formação, sendo 300 vagas para São Luís e 700 para os municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias, Presidente Dutra, Balsas, Grajaú e Chapadinha.

O governador Flávio Dino com representantes dos órgãos parceiros

Na solenidade estavam presentes os pró-reitores da UEMA, Roberto Serra (Planejamento) e Gilson Mendonça (Administração), Eliza Flora (Assessora de Planejamento do UemaNet), deputados Estaduais, e representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, do Sebrae, e do Sindicato dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas(Fessimoto).

por Alcindo Barros