UEMA realiza 6º edição do Atelier Internacional de Criação Urbana EQUINOX 2015

Por em 15 de setembro de 2015

equinox

Teve início na manhã desta segunda, 14, no auditório do prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, a 6ª edição do Atelier Internacional de Criação Urbana EQUINOX 2015.

Com o tema “Mais IDH Urbano: Equilíbrio, Diversidade e Solidariedade”, o EQUINOX 2015 tem como propósito de contribuir para a melhoria das áreas de baixo IDH do Desterro, Pantaleão, Diamante, Alemanha, Portelinha e Loreto, localizadas em São Luís, propondo soluções pautadas no planejamento com criatividade através da multidisciplinaridade e experiência de seus participantes e das comunidades envolvidas.

Durante as duas semanas de evento, mais de 150 acadêmicos, monitores e equipe pedagógica realizarão visitas pelos bairros citados e irão desenvolver projetos urbanos visando a melhoria de vida nessas comunidades.

“Estamos reunindo nesse evento pessoas tão diferentes com uma única preocupação, proporcionar uma melhor qualidade de vida para comunidades que possuem baixo IDH. Queremos fazer uma cidade melhor, respeitando as diferenças, o ambiente social e cultural, construindo com solidariedade uma cidade melhor, por isso a escolha do tema Equilíbrio, Diversidade e Solidariedade”, disse a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora Geral do EQUINOX, Marluce Wall de Carvalho. Segundo a coordenadora a comunidade dos bairros contemplados pelo Atelier participará de todo o processo de desenvolvimento de projetos.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche Galves, o EQUINOX é um evento que agrega valores e ações que são importantes para a UEMA “Além desse caráter de intervenção que a atividade propõe, que podem ser traduzidos em ações cada vez mais concretas na sociedade, temos no Atelier a pesquisa, extensão, internacionalização, mobilidade docente, discente, ações necessárias para a Universidade”, destacou Cheche.

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, o Atelier é mais que exercício de projeto, mas sobretudo um exercício de construção, de trabalho coletivo. “O maior ensinamento do EQUINOX é a capacidade produzir em equipe, de trabalhar coletivamente a profissão, é um momento de construção coletiva, não apenas para os alunos com os projetos, mas para os professores, pois é uma oportunidade de modificar e melhorar prática pedagógica”, afirmou Alex Oliveira.

O presidente da FAPEMA proferiu a palestra de abertura do evento “A construção do projeto urbano em ambiente colaborativo”.

O Atelier Internacional de Criação Urbana 2015 conta com a participação das universidades italianas Camerino-Ascoli Piceno e La Sapienza di Roma, a francesa Paris-Est Marne-la-Vallée, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Maranhão.

Participaram ainda da solenidade a Secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Creusamar de Pinho, o chefe do Departamento do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jose Belo Salgado, a Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Maranhão (IAB), Carla Veras, o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, Hermes Fonseca, a professora do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, Raquel Noronha e a coordenadora da União Moradia Popular, Janete Araujo Amorim, além de professores e alunos da UEMA e da UFMA.

O EQUINOX 2015 será realizado até o dia 25 de setembro, e contará com palestras do professor Dr. Elio Trusiani de Camerino-Ascoli Piceno, da Diretora do Curso de Arquitetura da Sapienza, professora Dra. Francesca Giofrè, do professor Dr. Frederico Burnett da UEMA, do professor Dr. Cristóvão Duarte da UFRJ e da professora Dra. Raquel Noronha da UFMA, além de líderes comunitários e representações da gestão pública.

Em 2016, o Atelier Internacional de Criação Urbana será realizado na Itália.

programacao

Por: Polyanna Bittencourt