UEMA recebe representante do Ministério do Meio Ambiente para adesão à Agenda A3P

Por em 18 de setembro de 2015

IMG_9681A Universidade Estadual do Maranhão recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), a visita da representante da Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente, Mônica Medeiros, para a palestra “Gestão Ambiental na UEMA: o papel da A3P nesse processo”, destinado à administração superior da universidade, bolsistas e estagiários da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA).

Na oportunidade, a assessora de Gestão Ambiental da UEMA, profa. Zafira Almeida, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela AGA, no que diz respeito aos projetos, palestras, campanhas e atualmente a aquisição de cartilhas educativas, bem como solicitou o envolvimento de todos para o sucesso das atividades que promovem o fortalecimento da responsabilidade ambiental na instituição. “Nós devemos cumprir com nosso papel social e sermos exemplo na nossa instituição. O convite é que vocês fortaleçam essas ações que estamos fazendo, estabelecendo parcerias para avançarmos nessa proposta”.

O reitor Gustavo Pereira da Costa agradeceu a presença da representante do Meio Ambiente e também ressaltou o trabalho realizado pela AGA desde sua criação este ano, que tem como fim, demonstrar a importância do tema e a necessidade de implementar projetos importantes, estando entre eles, a Agenda A3P. “Nós, como universidade, precisamos dar exemplo não só na nossa preocupação, mas da nossa ativa participação na questão ambiental”, enfatizou.

IMG_9676

Estiveram presentes os Pró-Reitores de Administração, Gilson Mendonça; Planejamento, Antônio Roberto Serra; Graduação, Andrea de Araújo; o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudio Eduardo Castro; a coordenadora geral do programa Darcy Ribeiro, Regina Célia Pereira; o chefe de gabinete, César Choairy; profa. Rosirene, membro da AGA.

Palestra

A A3P promove princípios de sustentabilidade na Administração Pública. Em sua apresentação, Mônica Medeiros expôs a agenda como ferramenta de gestão e organização institucional, junto aos seus objetivos e eixos de ação; o uso racional dos recursos naturais; o gerenciamento de resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; construções e contratações públicas sustentáveis; capacitação e sensibilização dos servidores e outras melhorias que virão a partir de agora, com a adesão da Agenda.

O evento também acontece no período da tarde, a partir das 14h, no Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), com a Webconferência aberta a alunos, professores e servidores.

Texto: Jesilene Corrêa

Fotos: Edson Costa