VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão está com inscrições abertas


Por em 28 de setembro de 2015



evento históia

Estão abertas as inscrições para o VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, com a temática “Conflitos Sociais, Guerras e Relações de Gênero: Representações e Violência”.

Os interessados podem fazer as inscrições através do site www.antigamedievalma.blogspot.com.br ou na secretaria do Curso de História nos horários da manhã e tarde, em frente à biblioteca. O Encontro será realizado no período de 14 a 16 de Outubro, no prédio do curso de História da UEMA, localizado na Rua da Estrela, 329 – Centro Histórico

O objetivo do VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão é o fortalecimento da pesquisa na área, oferecendo subsídios para alunos, professores e pesquisadores através da troca de experiências com estudiosos do Brasil e do exterior, enfatizando a relação da Antiguidade e Medievo com os conflitos sociais existentes nessas sociedades (disputas entre os grupos sociais, religiosos e entre nações), as relações de gênero (os comportamentos masculinos e femininos na sociedade antiga e medieval e suas inter-relações), associando-os à questão da violência e de representações humanas na sociedade ao longo do tempo.

Como atividades de destaque há duas conferências internacionais, nove minicursos, diversas mesas redondas, sessões de comunicação, palestras temáticas sobre D. Sebastião, lançamento de livros, entre outras atividades.

De caráter interdisciplinar, o evento completa em 2015, dez anos de existência. Congrega os estudos nas áreas de História, Letras, Educação, Filosofia e áreas afins.

O VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão conta com o apoio da FAPEMA, do CECEN, Departamento de História e Geografia, Curso de História e Mestrado em História, Ensino e Narrativas.

Veja a programação completa aqui

Por: Walline Alves



Últimas Postagens