Acadêmicos de Direito da UEMA passam em exame da OAB

Por em 21 de outubro de 2015

OAB

Desde o inicio do curso de Direito, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil é motivo de ansiedade e preocupação para os acadêmicos, afinal, somente com a aprovação na prova será possível exercer carreira na advocacia. E nos últimos três exames da Ordem, os acadêmicos do 10º período do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão provaram que já estão todos aptos para o exercício da profissão.

Segundo a Coordenadora do Curso de Direito da UEMA, Jaqueline Demetrio, a notícia da aprovação dos discentes é motivo de orgulho para a Instituição, pois é resultado de um bom trabalho. “O exame da ordem é a comprovação que o trabalho foi bem feito. O foco da instituição para o bacharelado em direito não é a aprovação em concursos e exames da OAB, mas as aprovações são uma consequência de que estamos oferecendo um bom curso aos nossos discentes. O sucesso é tanto que nossos alunos estão passando no 8º, 9º e 10º períodos, o que resulta de postura firme de dedicada dos docentes e discentes”, disse a professora. “O objeto do curso de Direito não é só uma construção acadêmica, mas também formar cidadãos éticos, por isso nossa programação curricular preenche não só os quesitos primordiais da formação, mas também desenvolvemos esse papel ético, de cidadania, no momento em que se tem outras atividades que vão formar esse aluno como uma pessoa globalizada e ampla de conhecimento”, afirmou Jaqueline.

Para Fernando Henrique Costa, um dos aprovados no exame, o resultado positivo na prova foi uma consequência de toda bagagem que construiu ao longo da graduação. “Tive a felicidade de ter feito uma boa graduação, com bastante estudo em sala e em casa, e isso me facilitou bastante a vida, pois adquiri uma boa base das principais matérias do curso. O aluno não deve ser prender especificamente a uma prova, ele tem que buscar objetivos dentro das carreiras jurídicas e desde cedo para todos esses objetivos é necessária uma bagagem de conhecimentos, que será construída ao longo dos cinco anos de curso. Seria ilusório eu recomendar que um aluno se dedicasse a um estudo intenso só as vésperas da realização do exame”, pondera o acadêmico.

Ainda de acordo com Fernando, além de estudos constantes, fazer uma análise de como o examinador realiza as provas, é essencial para alcançar a aprovação. “Além de uma base de estudos sedimentada, eu recomendo para todas pessoas que pretendem prestar o exame da ordem tenham o cuidado de conhecer a instituição avaliadora, visto que a prova da OAB, apesar de ser uma prova proficiência técnica, ela não deixa de ser um exame com características de concurso público, então é importante esse contato prévio, buscar intimidade com as perguntas que costumam ser feitas para que você não seja surpreendido”, afirmou Fernando.

O exame da OAB compreende a aplicação de uma prova objetiva de múltipla escolha e de prova prático-profissional, ambas de caráter obrigatório e eliminatório. A prova objetiva possui 80 questões que abordam assuntos referentes às disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. A prova prático-profissional é composta por uma redação de peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situação problema.

A próxima prova da OAB será realizada no dia 29 de novembro.

Abaixo a relação com os aprovados nos últimos três exames da ordem:

Camila Cantanhede Castelo Branco Mendes

Davi Cavalcante Santos