Alunos da rede pública realizam visita na UEMA

Por em 8 de outubro de 2015

IMG_0024Em parceria com o Circo Escola, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu, nessa quarta-feira (7), a visita de alunos da rede pública de São Luís, no Projeto “Criança e Engenharia”, realizado pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). Durante todo o dia, os estudantes do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Santa Tereza aprenderam sobre vários cursos da instituição, além de participarem de atividades lúdicas e ampliarem a sede do conhecimento.

As crianças foram recepcionadas por alunos e professores da universidade. A partir disso, puderam conhecer as atividades do Curso de Agronomia (laboratório de Entomologia, aprendendo sobre os insetos); Curso de Pedagogia (Espaço Poesia: oficina de leitura com contação de histórias de autores maranhenses e lendas de São Luís); das Engenharias (Espaço Invenções Tecnológicas: Robótica, com palestras e apresentação de invenções dos universitários); CFO Bombeiros (onde foram explanadas e demonstradas algumas atividades e técnicas de primeiro socorros, acidente de trânsito, salvamento aquático e atuação em casos de incêndio), e outros.

José Renato Cruz, 10 anos, disse estar muito alegre em participar da ação. “Gostei muito de vir aqui, porque já aprendi sobre vários cursos e conheci muita coisa. O que eu mais gostei foi saber das lendas de São Luís, principalmente da serpente encantada”, contou o menino.

IMG_0082

A coordenadora do Circo Escola, Maria Luisa Borges, explicou que ação foi bastante pensada pelos envolvidos, e que a UEMA prontamente se dispôs para a concretização dos trabalhos. “ A gente já vem há um tempo dialogando com a universidade, através do prof. Reinaldo, de estarmos buscando união. Ela também enfatizou a importância da parceria. “Queremos mostrar para essas crianças um mundo diferente do qual elas vivem. Queremos mostrar o mundo da universidade, e, sobretudo, o da acessibilidade”.

Já a professora Ana Lúcia, uma das responsáveis pela turma de visitantes, manifestou que a visita representa um momento único e inclusivo. “Foi um verdadeiro aprendizado, onde houve grande troca de experiências. Eu senti que houve produtividade, quando todos alunos interagiram nas atividades. Esperamos que essas ações continuem”, disse.

O professor Reinaldo Silva, coordenador do evento, destacou: “O dia das crianças se aproxima, e nós pensamos justamente em trazer essas crianças para conhecer um pouco mais da nossa UEMA. O objetivo é de fazê-las conhecer as nossas várias áreas de ensino, como as Engenharias e o CFO Bombeiros, mostrando para eles o trabalho e as pesquisas que são desenvolvidas pelos acadêmicos”.

IMG_0106

O docente ainda expressou o desejo de prosseguir com a ação e expandi-la para toda a comunidade acadêmica da instituição. “Nós temos que investir não só nos trabalhos de pesquisa e extensão, mas também nas ações sociais. Queremos incentivá-los (visitantes) desde pequenos, para que futuramente sejam nossos alunos”.

Por: Jesilene Corrêa

Fotos: Edson Costa