Alunos de Vargem Grande realizam visita à UEMA

Por em 2 de outubro de 2015

IMG_0016Um grupo de alunos do município de Vargem Grande realizou uma visita às dependências do Campus Paulo VI da UEMA, em São Luís, na manhã dessa quinta-feira (01). Os 32 estudantes do Ensino Médio da Escola Comunitária Dom João Antônio Farina puderam conhecer as instalações da Universidade, os laboratórios e um pouco do universo acadêmico, além dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela instituição.

A iniciativa foi articulada em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), que viabilizou o Tour Pedagógico, apresentando aos estudantes os setores da universidade.

“A Universidade Estadual do Maranhão está de portas abertas para que as escolas possam vir conhecer nossas instalações e o que produzimos na Universidade”, destacou a coordenadora de Assuntos Estudantis, Marília Albuquerque de Sousa.

Durante a visita, os alunos conheceram as estufas, plantações e laboratórios da Fazenda Escola, a clínica de atendimento do Hospital Veterinário, com as salas de exames, de procedimentos cirúrgicos e de pequenos atendimentos. Os estudantes também foram recepcionados com um almoço no Restaurante Universitário da Universidade e conheceram o acervo da Biblioteca e os serviços que são ofertados, além de serem recebidos pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, na Reitoria.IMG_0289

A estudante Ana Beatriz Martins, que já se inscreveu para participar do PAES 2016, afirmou que a oportunidade de conhecer a UEMA foi fundamental para confirmar sua escolha de curso.

“Essa é uma iniciativa muito boa, porque nosso objetivo é estar aqui no próximo ano como alunos da instituição. E conhecer e presenciar um pouco de cada área, é bastante esclarecedor para a nossa escolha profissional”, apontou a estudante.

A coordenadora do Tour Pedagógico da Escola Comunitária, Aglaízis Nádia, ressaltou que a intenção é fazer com que os alunos conheçam um pouco das universidades públicas, para que tenham segurança quanto a área que desejam seguir.

“Esse Tour Pedagógico tem a intenção de fazer com que os alunos conheçam e possam ingressar nas instituições públicas que temos disponíveis no estado. A maioria desses alunos desconhece o universo acadêmico das universidades, por isso a nossa escola quer se propor de fato a promover aos alunos a oportunidade para que ele saia com um leque de informações, para que ele tenha consciência do que ele vai escolher para o seu futuro”, explicou a professora.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira