Campanha “Professor, formador de profissões” é lançada na UEMA

Por em 15 de outubro de 2015

professor1
Na tarde dessa quarta, 15, foi lançada na Universidade Estadual do Maranhão a campanha “Professor, formador de profissões”. Mais de cem alunos do ensino médio do Centro de Ensino Almirante Tamandaré compuseram o público do evento.

Empreendida pelo Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN, a Campanha visa apresentar a alunos do ensino médio o que é um curso de licenciatura e quais são os cursos de formação de professores oferecidos pela UEMA, além de mostrar à sociedade que a UEMA tem tradição e experiência na formação de professores.

professor3

A Diretora do CECEN, Ana Lúcia Cunha Duarte, destacou inicialmente que o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da UEMA possui um quadro docente qualificado, contando com 38% de professores mestres e 45% de doutores. Tendo um total de 80% de mestres e doutores. Esses percentuais representam um total de 149 professores mestres e doutores do CECEN.

“Se consideremos os docentes que estão concluindo os cursos, logo esse número chegará a 90%. Isso representa um incremento significativo na qualificação do nosso quadro de professores, considerando os investimentos da UEMA nos últimos anos na qualificação dos seus docentes. Assim,é necessário dar o retorno social, formando professores profissionalmente qualificados para atuarem na educação básica e ajudarem a reverter os precários indicadores de qualidade nesse nível de ensino”, sublinhou a Diretora do CECEN da UEMA, Ana Lúcia Duarte.

Ela assegurou ainda que a campanha – que teve início na véspera dos dias dos professores – não se esgotará tão logo. Será contínua nos próximos anos. “São enormes os desafios dessa tarefa que iniciamos, mas para o enfretamento das dificuldades, já temos um plano de gestão que se desdobra em várias ações planejadas para os anos seguintes”, frisou Ana Lúcia Duarte.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, afirmou estar feliz e radiante com esta campanha que valoriza o magistério no Maranhão. “Devemos levar essa motivação da busca do resgate da dignidade dos profissionais do magistério. O sindicatito representa 30 mil trabalhadores da Educação Básica do Maranhão. Temos feito debate intenso e forte no Maranhão para que nossos profissionais possam ser reconhecidos e valorizados e essa é uma campanha fundamental que a UEMA faz hoje com esse mesmo objetivo. Somos todos sujeitos desse processo”, disse Júlio Pinheiro.

professor2

Segundo o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a importância do professor deve ser sempre ressaltada em nossa sociedade “o docente é aquele que forma os demais profissionais. O papel que eles têm na sociedade e para o seu desenvolvimento é extremamente essencial”, ressaltou.

Ele reiterou também em seu discurso a importância social da Campanha de fortalecimento dos cursos de formação de professores. E ressalvou ainda que as políticas de construção da carreira docente e de dignificação dessa profissão, de valorização do seu papel social, não devem ser apenas retóricas ou apenas “palavras soltas”, mas que possam ser ações concretas que promovam a educação ao patamar que todos almejam. “Vale muito a pena ser professor”, frisou.

“Formar professores diz respeito à missão da uema, à razão de ser de sua existência, associadas às demais formações, às extensões, às pesquisas, às demais atividades acadêmicas” conclui o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

No lançamento, foram entregues aos alunos do ensino médio, revistas e folders que continham informações sobre a UEMA, bem como sobre os cursos de licenciatura da Instituição.

profesor4

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Almirante Tamandaré, Thalyssa Lindoso Matos, essa Campanha foi um incentivo a mais para ela, que almeja ingressar na UEMA no curso de Geografia e posteriormente exercer a profissão de magistério. “Foi um momento muito legal, em que pude perceber que realmente ser professor é uma excelente profissão. Estou estudando para daqui a dois anos entrar no curso que tanto quero e me tornar uma professora que fará diferença na sociedade”, disse.

Também participaram do lançamento da Campanha, a Superintendente de Gestão Educacional, Patrícia Gomeso, no ato representando a Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, o vice-Reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra, a Pró-Reitora de Graduação, Andrea Araujo, o Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, além de professores, Diretores de curso e chefes de departamento da UEMA.

Por: Walline Alves

Fotos: Gustavo Moreno