CCSA comemora o Dia do Livro e da Biblioteca

Por em 29 de outubro de 2015

IMG-20151029-WA0021

As professoras Helciane Abreu, Dinacy Corrêa e a escritora Lenita Sá

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Biblioteca Central, em parceria com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), comemora, nesta quinta-feira (29), o Dia do Livro e da Biblioteca.

O evento, que tem como público alvo, alunos dos cursos de Direito, Administração, CFO e Ciências Sociais, contou, pela amanhã, com as palestras da professora Dinacy Corrêa, doutora em Letras, e da escritora maranhense, Lenita Sá; que abordaram o tema “A influência da leitura na formação de leitores: uma viagem através da poesia”.

Agora à tarde, a diretora do Curso de Formação de Oficiais (CFO) PM, Vera Lúcia Bezerra, discorreu sobre a “Produção acadêmica em segurança pública”, e o poeta Rômulo Reis realizou um sarau sobre sua publicação “Cotidiano Urbano”.

De acordo com a bibliotecária do CCSA e coordenadora dos trabalhos, Kátia Soares, a intenção foi comemorar o Dia do Livro e da Biblioteca, além de falar sobre a experiência da leitura, leitura para a cidadania, segurança pública e a importância da poesia. “Na verdade, o principal objetivo do nosso evento é despertar o estudante para a leitura, seja ela acadêmica ou mesmo de outra literatura”, explica.

Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.

O primeiro livro publicado no Brasil foi de Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Texto: Alcindo Barros