Encontro Internacional de História Antiga e Medieval debate sobre Conflitos Sociais, Guerras e Relações de Gênero

Por em 15 de outubro de 2015

IMG_0210Teve início nessa quarta-feira (14), o VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Maranhão em parceria com outras instituições de ensino e fomento. O objetivo do Encontro é fortalecer a pesquisa na área, oferecendo subsídios para alunos, professores e pesquisadores através da troca de experiências com estudiosos do Brasil e do exterior.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Prédio de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, no Centro Histórico, e contou com a participação de autoridades da instituição e de organizações parceiras.

Na oportunidade, o vice-reitor Walter Canales Sant’ana destacou a relevância do evento, que completa 10 anos em 2015:

“Esse é um evento de grande importância para o Curso de História. E traduz o papel da universidade: o ensino, a pesquisa, a extensão e a internacionalização, para que se possibilite aos discentes e docentes a troca de experiências com pesquisadores de outras instituições. Esse intercâmbio de conhecimento possibilita não apenas novas vivências, mas eleva, também, o nível do curso da nossa universidade”, apontou o gestor.IMG_0179

O diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex de Oliveira, também ressaltou a importância do Encontro de História Antiga e Medieval como uma oportunidade de socialização do conhecimento.

“Este Encontro Internacional tem construído um importante campo de produção de conhecimento para a área de História. Tem se consolidado como um marco e uma referência para o fortalecimento da pesquisa científica, e essa convergência de conhecimento faz parte desse espaço de debate”.

A conferência de abertura foi ministrada pelo pesquisador André Leonardo Chevitarese, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordou a temática “Análise Crítica acerca da Historiografia do Jesus Histórico (ou sobre o Entranho Silêncio dos Intelectuais/ou ainda sobre o que não convém ser pronunciado)”.

Homenagens:

Como parte da solenidade de abertura, foi realizada uma sessão de homenagens a relevantes personalidades que se destacaram ao longo dos 10 anos do Encontro Internacional de História Antiga e Medieval, que foram agraciados com placas honrosas. Foram eles:

– Márcio Paes Sele;

– Lenora Mendes;

– Frederico Mamede;

– Lourdinha Lauande Lacroix

– Celutina José Leão Lisboa

Conflitos Sociais, Guerras e Relações de Gênero

Nesta edição, o evento aborda a temática “Conflitos Sociais, Guerras e Relações de Gênero: Representações e Violência”. Sobre esse tema, a coordenadora do evento, Adriana Maria Zierer destacou que:

“Esses temas são sempre debatidos e convergem com a nossa realidade: o mundo está cheio de guerras, temos os problemas dos refugiados do Oriente Médio. Por isso sempre tentamos trazer os temas da História Antiga e Medieval para o presente. Além disso, o Encontro Internacional de História Antiga e Medieval está consolidado no meio acadêmico, já é reconhecido como um evento importante tanto no Brasil como em outros países. Por isso temos o orgulho de ter transformado uma localidade que não tinha tradição na área de História Antiga e Medieval num centro produtor desses estudos”, finalizou a docente.

Por: Carol Ribeiro