Inicia oitava edição da Jornada de Extensão da UEMA no Campus Paulo VI


Por em 1 de outubro de 2015



12071899_10205129313937137_1957231431_n (1)Aconteceu ontem (30), no auditório do prédio de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a  solenidade de abertura da VIII Jornada de Extensão (JOEX), que nesta edição aborda o tema “Conhecimento e inovação para transformar a comunidade”.

Participaram da solenidade o reitor Gustavo Pereira da Costa, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, o tenente-coronel representante do Ministério da Defesa, Alexander Fortes;  o coordenador de Extensão da Proexae, Hélder de Moraes Pereira; o diretor do Campus Imperatriz, Paulo Catunda; coordenadores de curso, chefes de departamento, professores, servidores, alunos e convidados.

O professor Gustavo Pereira, em seu discurso, falou que a extensão universitária não pode ser vista de forma acessória, mas tem que estar incorporada nas atividades cotidianas da Universidade.

“Temos ainda uma longa jornada pela frente porque precisamos entender o caráter voluntário das nossas atividades, posto que isto revela a nossa vontade de participar e de sermos protagonistas de um processo, que é eminentemente social. Aqui, na 8ª Joex, todos terão a oportunidade de saber os projetos que estão sendo realizados e compartilhar experiências para construírem o hoje e o amanhã”, disse.

Ele também parabenizou a equipe organizadora do evento e mencionou uma medida sobre orçamento específico para a área de extensão da UEMA a ser colocada em prática no próximo ano.

Já o pró-reitor Porfírio Guerra traçou um breve panorama sobre a extensão nas universidades, bem como a importância dessa área para o cumprimento da função da IES. “Serão compartilhadas grandes experiências  entre alunos e professores, com a apresentação de 328 trabalhos nesta edição da JOEX. Sejam todos bem-vindos”, falou.

A Solenidade contou, ainda, com a apresentação musical da diretora do Curso de Música, Jucilene Lise, acompanhada pelos alunos Joel Tavares, Manoel Lopes, Flor Duarte e Karlene Santos.

Palestra “A importância do Projeto Rondon para a extensão universitária”

Após a solenidade, houve a palestra intitulada “A importância do Projeto Rondon para12067201_10205129314777158_767935007_n a extensão universitária”, ministrada pelo tenente-coronel Alexander Fortes, um dos coordenadores do Projeto Rondon.

Durante a palestra, ele tratou sobre as fases do Projeto Rondon, que foi iniciado em 1889, como um projeto mais assistencialista e que foi desativado anos depois, sendo reativado em 2004, só que com alterações. Nesta nova fase, o Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem apoio de outros ministérios, além de ter parcerias com instituições públicas e privadas. Agora o projeto pretende por em práticas ações multiplicadores e que permaneçam produzindo efeitos mesmo após o término das atividades dos rondonistas (participantes do projeto).

Para Alexander, a participação do universitário como rondonista é fundamental porque oportuniza ao graduando conhecer diferentes realidades físicas, sociais e culturais do Brasil; desenvolvimento de habilidades acadêmicas; e exercício da cidadania.

“O Rondon conscientiza o jovem universitário do seu papel como protagonista na busca por uma universidade mais justa”, afirmou.

Por: Débora Souza



Últimas Postagens