JOEX realiza exposição de trabalhos de extensão

Por em 2 de outubro de 2015

IMG-20151002-WA0008

Exposição no prédio do CECEN

Com o tema “Conhecimento e inovação para transformar a comunidade”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) encerra, hoje (02), às 18h, no auditório da Biologia, Campus Paulo VI, a VIII Jornada de Extensão (JOEX).

Nesta manhã, um grande número de trabalhos de extensão estão sendo apresentados no hall do prédio do CECEN, por estudantes dos diversos cursos e campi da universidade. São, na verdade, 150 trabalhos de bolsistas e 178 de alunos voluntários, somando um total de 328 exposições.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, todos os trabalhos apresentados com foco na área rural ou urbanas mostraram profundo conhecimento e cumpriram seus objetivos tanto da parte do aluno como do orientador. “Isso mostra que eles se envolveram e foram responsáveis com suas pesquisas. E, vemos que, de fato, os grupos com grande satisfação e alegria interagiram com a universidade, cumprindo seu papel”, declarou o pró-reitor, que ainda ressaltou: “A extensão está mostrando resultados importantes naqueles trabalhos que vem desenvolvendo. Um exemplo são os estudos que estamos fazendo junto ao Governo Estadual, com o apoio da Reitoria, nos municípios com menor IDH do estado”.

IMG-20151002-WA0009

Jéssica Barbosa, aluna do Curso de Ciências Biológicas

A aluna do 8º período de Ciências Biológicas, de São Luís, Jéssica Barbosa, que está apresentando o trabalho ‘Sala da Ciência: Conservação Genética de Colônia de Abelhas Indígenas sem Ferrão’, relatou: “A extensão, sem dúvida, gera conhecimentos para o aluno, e o contado com as comunidades melhora nossa capacidade de aprender. Para mim, um evento como este, nos possibilita avançar ainda mais em nossos estudos no campo da extensão”.

A jornada de Extensão Universitária JOEX é um evento anual, realizado pela PROEXAE, e se constitui como uma atividade do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX), no qual são apresentados os resultados obtidos na execução de projetos de extensão, que envolvem docentes e discentes da instituição, voltados para atender às demandas da sociedade.

Objetiva fortalecer a dissociabilidade entre as atividades essenciais da universidade ensino, pesquisa e extensão, e possibilitar a socialização de conhecimentos obtidos, por alunos e professores dos diferentes cursos na realização de projetos.

No final da tarde, por volta das 17h, acontecerá a apresentação do Boi da Lua, e, em seguida, as cerimônias de premiação dos melhores trabalhos e de encerramento, às 18h.

Texto: Alcindo Barros