Pesquisadoras da UEMA discutem sustentabilidade e conservação de recursos marinhos na MACCBIO

Por em 21 de outubro de 2015

20151021_110618

As professoras Zafira e Débora ministrando a palestra no auditório da Biologia

Na manhã desta quarta-feira (21), as pesquisadoras Zafira Almeida e Débora Martins Santos defenderam, durante uma mesa redonda, dentro da programação da 10º Mostra Acadêmica, Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBIO), no auditório de Biologia, o tema “Sustentabilidade e conservação de recursos aquáticos continentais e marinhos”, para uma plateia de mais de 150 estudantes e professores.

Para a professora Zafira, o principal objetivo da palestra foi discutir um novo direcionamento da sustentabilidade e dos recursos aquáticos, o que se conhece e o que é preciso fazer para mudar o cenário atual. “A nossa intenção é educar alunos e gestores, no sentido de compreender a tão sonhada sustentabilidade, mantendo as diversidades marinhas em condições de recuperação ao longo do tempo”, declarou Zafira.

20151021_110540

Alunos e professores no auditório

A professora Zafira, com 10 anos de pesquisa, vê nos estudantes agentes multiplicadores da ideia de conservação da diversidade marinha no processo da educação. “Estamos estudando a biologia reprodutiva do camarão, do caranguejo e do peixe para entendermos qual é o status que vivem estas populações e, assim, orientarmos qual é o período que deve ser executada a pesca”, disse.

A 10ª MACCBIO, que nesta edição trás o tema “Educação e Ambiente: construindo a sustentabilidade”, foi criada para que as experiências acadêmicas pudessem ser compartilhadas, por meio de palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações orais e de banner’s, e workshop.

Texto: Alcindo Barros