Selado acordo de cooperação entre PIBID-UEMA e Secretaria de Educação

Por em 6 de outubro de 2015

Acordo UEMA e Seduc 06.10.15Um acordo de cooperação técnica entre UEMA, e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), para funcionamento do PIBID, para os próximos anos, foi assinado na última quarta-feira, 30, na sede da SEDUC. O acordo estabelece termos de cooperação mútua nos projetos realizados pelo programa nas escolas de ensino básico e médio do estado, possibilitando maior envolvimento da comunidade acadêmica, seus cursos de licenciatura e o ensino básico, com intercâmbio de conhecimento e aprendizagem.

Durante a reunião, a Secretária, Áurea Prazeres, elogiou o programa exaltou a importância da parceria “Estamos avançando nas parcerias com as universidades estruturando os projetos e são essas instituições que temos que nos aproximar. Cada vez mais é preciso essa aproximação da academia com o ensino básico, do ensino básico com a academia” comentou. Para o Coordenador de Gestão, Prof. Dr. João Coelho, o acordo regulamenta a participação da SEDUC junto às escolas e facilita o envolvimento dos professores do ensino fundamental e médio com os alunos de licenciatura, além de “incentivar e estimular os futuros profissionais da educação a estarem atuando no ensino básico contribuindo para uma melhora e aperfeiçoamento do ensino em diversos estágios, seja na zona rural ou urbana”. A Coordenadora Institucional, Prof.ª Dr.ª Lídia Martins enfatiza a importância do Programa para o Estado do Maranhão, considerando a possibilidade de melhoria da educação pelo desenvolvimento de projetos nas escolas, e ainda, o impacto que pode ocorrer na melhoria do IDEB, das escolas públicas.

O PIBID, programa que visa o aperfeiçoamento dos estudantes de licenciatura na sala de aula acompanhados por professores, integra os acadêmicos ao quadro de ensino como uma forma tanto de experiência quanto de troca com a comunidade, desenvolvendo projetos de ensino e de incentivo à educação.

Ao todo o projeto atende onze cursos em diversas áreas do saber, nas cidades de Timon, Caxias e São Luís, cidades onde há atuação da UEMA. O Programa visa agora estabelecer novas parcerias para aumentar o número de escolas atendidas e diversificar os projetos, contribuindo para a formação de novos profissionais da educação no estado.

Estavam presentes na assinatura do acordo a coordenadora institucional do programa, Prof.ª Dr.ª Lídia Martins, o coordenador de gestão, Prof. Dr. João Coelho, os secretários adjuntos de Educação, Ilma Fátima de Jesus e Dalton Almeida, e a secretária de educação do estado, Áurea Prazeres.

Fonte: SEDUC