UEMA inicia processo de implantação de novo Sistema Acadêmico e Administrativo


Por em 15 de outubro de 2015



DSCN0504 - Copia

O reitor Gustavo Costa preside a reunião para implantação do novo sistema acadêmico e administrativo na UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), realizou, na tarde dessa quarta-feira (14), uma importante reunião na Reitoria para discutir o projeto SigUema, um novo modelo de gerenciamento acadêmico e administrativo da instituição.

A reunião, presidida pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, contou com a participação do vice-reitor Walter Canales, dos pró-reitores Roberto Serra (Planejamento), Andrea de Araújo (PROG), Gilson Mendonça (Administração), e Porfírio Guerra (Extensão e Assuntos Estudantis); da assessora chefa da UEMA, Euda Batista; do coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UEMA, Luís Carlos Fonseca; do analista de Relacionamento da SIG Software & Consultoria, Tiago Medina, e de assessores.

No pacote, o projeto SigUema irá funcionar via sistemas SIGAA e SIPAC. O sistema SIGAA conduzirá as áreas de Graduação, Turma Virtual, Pós-Graduação (stricto e lato sensu), Avaliação Institucional, e Extensão. Já o SIPAC, vai automatizar o Catálogo de Materiais, Almoxarifado, Patrimônio, Protocolo, Compra e Licitação, e Registro de Preços.

“Esse projeto vai permitir que a universidade realinhe suas práticas e passe a desenvolver um novo modo de operar sua ações sem o uso de papéis, porque os fluxos serão todos eletrônicos e o sistema acadêmico, por sua vez, vai dar uma outra dinâmica ao processo. É, na verdade, um conjunto de novas rotinas, a serem implantadas na UEMA a partir desse sistema”, declarou o professor Roberto Serra.???????????????????????????????

Ao todo são 40 módulos, sendo 10 módulos a serem implantados nesta primeira etapa, com início previsto para o próximo mês de novembro e conclusão em novembro de 2016.

“O sistema é agilidade, dando velocidade à gestão e permitindo que essa tenha insumo informacional suficiente para tomar suas decisões, planejar suas ações e direcionar medidas administrativas em cima de situações que estão ocorrendo. A qualidade da informação é melhorada e pode ser usada”, disse Tiago Medina, analista de Relacionamento da SIG Software & Consultoria. E concluiu: “Esqueçamos papel e burocracia. Tudo, a partir de agora, será feito via sistema”.

A SIG Software é uma empresa especialista na construção de sistemas de gestão em vários segmentos, especialmente nas áreas de governo eletrônico, ensino superior, ensino técnico/tecnológico e ensino básico. Sua área de atuação principal é a educação, gestão pública e ciência e tecnologia, e, além disso, tem a missão de contribuir com solução de software que agreguem valor e inovação, a partir do entendimento das necessidades organizacionais e pessoais dos clientes. A SIG Software tem sua sede na cidade de Natal/RN e possui atuação em vários estados do país.

Texto: Alcindo Barros

 



Últimas Postagens