UEMA leva estudos científicos para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 23 de outubro de 2015

IMG_0016A Universidade Estadual do Maranhão integra, até o próximo sábado (24), a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015. Com uma variedade de estandes, a Universidade leva ao público a produção científica que é desenvolvida na instituição.

O objetivo do evento é aproximar a ciência e tecnologia da população, com atividades que congreguem ideias que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão. A Semana foi pensada para estimular a criatividade, socializar o conhecimento e motivar a população a discutir e produzir ciência.

No estande da UEMA, o Grupo de Pesquisa Biologia e Ambiente Aquático (GPBioAqua) apresenta aos visitantes trabalhos na área de avaliação da qualidade dos ecossistemas aquáticos do Maranhão, como explicou a monitora Natália Jovite, do 9ª período do Curso de Ciências Biológicas:

“A base do grupo trabalha com células, por isso trouxemos os equipamentos para que os visitantes pudessem visualizar no microscópio, por exemplo, as particularidades das células animal, vegetal e o desenvolvimento embrionário. Apresentamos também o trabalho com bioindicadores de contaminação e os biomarcadores, onde fazemos análise de brânquias, fígado e dos peixes para saber se, de alguma forma, o ambiente e os seres estão sendo impactados e alterando a fisiologia do animal”, explicou a discente.

O Grupo BioAqua utiliza, ainda, parâmetros biológicos e trabalha com a sensibilização de comunidades de pescadores na preservação do ambiente aquático, assim como na sensibilização de alunos da educação básica.IMG_0004

Quem visita o estande da Universidade Estadual do Maranhão também pode conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Mapeamento (GeoMap), que trabalha com o estudo relacionado à natureza e à sociedade, como afirmou a professora Quésia Duarte da Silva:

“Temos estudado vários problemas que envolvem o movimento de massa, as inundações, problemas erosivos, entre outros. Aqui estamos demonstrando como os fenômenos de inundação e degradação das encostas afetam a vida das pessoas, e acabam gerando os desastres naturais”, relatou a docente.

O estudante João Vítor Ferreira, do 6º ano, afirma que poder visualizar na prática o que os livros ensinam por meio de texto e figuras facilita o aprendizado:

“É muito mais fácil de entender quando a gente enxerga o fenômeno acontecendo, como é o caso das inundações, que a professora apresentou aqui. Às vezes a professora explica na sala de aula, mas quando a gente visualiza passa a compreender melhor como esses fenômenos acontecem”, apontou.

A UEMA apresenta, ainda, durante a SNCT, informações sobre os cursos de graduação ofertados pela instituição, assim como as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia para Educação (UemaNet), com apresentação dos cursos ofertados e do ambiente virtual de aprendizagem (Ava).

A Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) propõe-se a popularizar o conhecimento científico, tornando-o mais próximo da população. Sob o tema “Luz, Ciência e Vida”, a SNCT se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, celebrando a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira