UEMA na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 20 de outubro de 2015

DSCN0538

O reitor Gustavo Costa na mesa de autoridades, durante a abertura da SNCT, na praça Maria Aragão

Com uma palestra de alto nível, ministrada pelo médico Miguel Nicolelis, considerado pela revista Scientific American um dos vinte maiores cientistas do mundo, teve início na noite dessa segunda-feira (19), na Praça Maria Aragão, em São Luís, a XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Luz, Ciência e Vida”.

A cerimônia de abertura, realizada pelo governador Flávio Dino, contou com a presença do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; do secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré; do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho; do presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; do presidente da FIEMA, Edilson Baldez; e do reitor da Universidade Tecnológica do Uruguai, Rodolfo Silveira Malvasio; além de convidados.

IMG_0350

O governador Flávio Dino e o secretário Bira do Pindaré entregam o prêmio ao professor Christoph Gehring

O governador, ao falar da importância do evento, que se estenderá até o próximo domingo (25), fez questão de enaltecer os programas de ciência e tecnologia implantados no Maranhão. “Só é possível ter produção com mais ciência e tecnologia”, disse. E arrematou: “Apesar da crise, não interrompemos os programas da UEMA e da FAPEMA”.

A Semana, que tem como objetivo incentivar a produção da ciência, além de valorizar o trabalho e as invenções maranhenses, durante a abertura, fez a entrega dos prêmios Mais IDH para CT&I/Medalha Eduardo Campos, onde entre os premiados da noite, estava o professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA, Christoph Gehring.

Depois de participar da abertura da SNCT e visitar o estande da UEMA, o professor Gustavo declarou: “A Semana é uma oportunidade de demonstrar o que estamos fazendo por meio da ciência em nosso estado. Professores, pesquisadores e alunos, todos que estão produzindo cientificamente, mostram os esforços das instituições. A UEMA, por exemplo, participa não só por meio do seu estande, onde divulga alguns de seus projetos de pesquisa, mas também por meio da apresentação dos diversos painéis que ao longo da semana acontecerão”.

IMG_0437

O cientista Miguel Nicolelis ministra a palestra de abertura da SNCT

Bira do Pindaré, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou a importância do envolvimento dos atores científicos no desenvolvimento social do estado. “Nós estamos convencidos de que é impossível reverter os índices sociais sem a ciência e a tecnologia. Paras isso, precisamos fortalecer nossas instituições”, acredita.

A Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão é simultânea à Semana Nacional, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e busca despertar o interesse de crianças e jovens para a área, além de disseminar conhecimento. Extrapolando os muros das instituições, as pesquisas e experiências científicas dos maranhenses são um convite para quem passa. Como resultado, a sociedade tem acesso a soluções de problemas diários que surgem em espaços compartilhados como escolas, bairros, universidades e praças.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa