UEMA realizará IV Jornada de Direito


Por em 19 de outubro de 2015



jornadadireitoSerá realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, a IV Jornada de Direito da Universidade Estadual do Maranhão. O evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e terá como tema “Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais”.

O evento é realizado todo ano através de uma parceria entre estudantes e professores do curso de Direito e visa dar enfoque aos temas atuais e mais relevantes no ramo jurídico, integrando estudantes de Direito de diversas Instituições, promovendo a troca de conhecimentos entre os participantes.

Segundo o vice-coordenador da Jornada, Herberth Costa Figueiredo, o tema “Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais” foi escolhido por ser de grande interesse social, além da sua importância e relevância jurídica: “Sem direitos fundamentais não existe democracia e a constituição é a lei maior do nosso ordenamento jurídico, é quem rege toda a ordem social e a organização dos poderes”.

Para Herberth Costa, a Jornada constitui-se em um momento ímpar para debates e reflexões sobre o atual contexto jurídico. “Os estudantes possuem poucas oportunidades de eventos de relevância jurídica em nossa capital. Nós estamos vivenciando um momento difícil da vida política e democrática do país, em discussão até sobre um processo de impeachment da presidente da república e isso tudo passa pela análise da violação aos preceitos constitucionais, da violação da democracia e dos direitos fundamentais”, afirmou o professor.

Durante a Jornada serão realizadas palestras, apresentações de trabalhos e debates além de lançamentos de livros.

A jornada terá inicio às 9h do dia 21, com a palestra “Constitucionalismo e Autoritarismo no Brasil Republicano”, que será proferida pelo professor Argemiro Cardoso, doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Universidade de Brasília (UnB).

Programação

 

Conferencista: Prof. Dr. Argemiro Cardoso (Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor da Universidade de Brasília – UnB).

– Moderador: Prof. MSc. Juraci Guimarães (Mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Procurador da República. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Debates com a audiência.

Conferencista: Prof. MSc. Mário Macieira (Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Presidente da OAB-MA. Professor da Universidade Estadual do Maranhão – UFMA).

– Moderador: Prof.  MSc. Adriano Campos (Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Apresentação de trabalho de aluno de graduação.

Debates com a audiência.

Conferencista: Prof. Dr. Herberth Costa Figueiredo (Doutor em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Promotor de Justiça do Estado do Maranhão. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

– Moderador: Prof. MSc. Carlos Henrique Vieira (Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca – Espanha. Especialista e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Promotor de Justiça do Estado do Maranhão. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Debates com a audiência.

Lançamento do livro do Prof. Dr. Herberth Figueiredo.

 

 

Conferencista: Prof. Dr. Leonardo Valles Bento (Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Auditor da Controladoria Geral da União – CGU).

– Moderador: Prof. MSc. Thiago Allisson Cardoso (Doutorando e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Apresentação de trabalho de aluno de graduação.

Debates com a audiência.

Lançamento do livro do Prof. Dr. Leonardo Bento.

 

Moderadora: Profa.  Prof. Dr. Herberth Costa Figueiredo (Doutor em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Promotor de Justiça do Estado do Maranhão. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Debates com a audiência.

Conferencista: Prof. MSc. Alexandre Freire (Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA).

– Moderador: Prof. MSc. Marcelo de Carvalho Lima (Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Apresentação de trabalho de aluno de graduação.

Debates com a audiência.

– Moderadora: Profa.  MSc. Jaqueline Demétrio (Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF. Diretora e Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Apresentação de trabalho de aluno de graduação.

Debates com a audiência.

 

 

Conferencista: Prof. Marília Montenegro (Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).

– Moderadora: Profa.  MSc. Carolina Pecegueiro (Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL – Portugal. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Apresentação de trabalho de aluno de graduação.

Debates com a audiência.

Lançamento do livro da Profa. Dra. Marília Montenegro.

– Conferencista: Profa. Dra. Clarissa Dri (Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux – França. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).

– Moderadora: Prof. MSc. Luiza Oliveira (Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Debates com a audiência

 

Por: Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens