UEMA recebe prédio dos Governos Federal e Estadual no Centro Histórico

Por em 23 de outubro de 2015

???????????????????????????????

O reitor Gustavo Costa acompanha o governador Flávio Dino na entrega do prédio do Curso de História da UEMA no Centro Histórico

Com uma solenidade simples, porém objetiva, o governador Flávio Dino e a presidente do Iphan Nacional, Jurema Machado inauguraram, no Centro Histórico de São Luís, na tarde dessa quinta-feira (22), as obras dos prédios reformados por meio do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC- Cidades Históricas, que serão ocupados pelo Curso de História da UEMA e pela FAPEMA.

Ao ressaltar a importância da parceria com o governo de Dilma Rousseff, na revitalização do Centro Histórico de São Luís, o governador Flávio Dino declarou que está pronto para outros empreendimentos. “O PAC das Cidades Históricas é o produto mais relevante do trabalho de preservação do Patrimônio Histórico do Maranhão”, revela Dino.

O reitor Gustavo Pereira da Costa, que também estava presente na cerimônia, disse que a universidade recebe com satisfação o prédio que é uma complementação arquitetônica, para abrigar a graduação e a pós-graduação do Curso de História, e ainda a Editora UEMA.

O governador faz visita às instalações do prédio

“É uma grande realização dos Governos Federal e Estadual, e a universidade sente-se contemplada, sabendo que irá desenvolver importantes ações no campo da extensão universitária em proximidade com a comunidade, numa área que precisa ser revitalizada, que é o Centro Histórico”, comentou o professor. E complementou, informando que o prédio é um novo espaço, moderno, com perspectivas de oferecer as melhores condições às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da história.

Inscritos no PAC, os dois imóveis passaram por obras, como adaptações espaciais, requalificação arquitetônica, restauro, serviços de instalações elétricas prediais de climatização, instalações hidrossanitárias, revisão da cobertura e drenagem pluvial, implantação e revisão do sistema de prevenção e combate a incêndio, adequação para a acessibilidade universal e pintura interna e externa.

O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos. Em São Luís, já são 4 obras entregues, 4 em andamento e 3 em processo de licitação.

???????????????????????????????

Novo prédio da UEMA no Centro Histórico

Participaram do evento os secretários Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Felipe Camarão (Cultura); o coordenador Nacional do PAC – Cidades Históricas, Robson Almeida; o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; o pró-reitor de Planejamento da UEMA, Roberto Serra; o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa; a coordenadora geral do UEMANET, Ilka Márcia Serra; a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Regina Célia Castro; a prefeita do Campus Paulo VI, Fabíola Aguiar; a diretora do CCSA, Helciane Abreu Araújo, assessores da UEMA e convidados.

Texto e fotos: Alcindo Barros