Universidade Estadual do Maranhão realiza Workshop “UEMA no Mais IDH”

Por em 20 de outubro de 2015

maisidhA Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou nesta segunda-feira (19), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), o Workshop “UEMA no Mais IDH”.

Participaram do evento o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana; o Secretaria Adjunta de Promoção de IDH da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Aracéa Carvalho de Souza; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra; representantes das secretarias que compõem o comitê gestor do Plano, e representantes dos Campi da UEMA, das regionais que possuem municípios do Mais IDH.

O evento teve por objetivo integrar as equipes do Estado com a equipe da Universidade que pretende se inserir no Plano, além de socializar informações do Mais IDH e as possibilidades que a UEMA oferece, possibilitando um processo de articulação das diferentes iniciativas, potencializando-se assim os resultados.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra, o Workshop será o momento de definição de todos os pontos e as possibilidades da UEMA dentro do Plano. “Acredito que hoje já saia algo concreto, de tudo aquilo que nós devemos fazer por todas essas famílias desses municípios que tanto precisam da nossa ajuda. O nosso objetivo é dá pontapé em todos os trabalhos em janeiro de 2016, e assim progressivamente dentro de nossa metodologia de trabalho, nos próximos três anos, a Uema estará sempre presente, desenvolvendo projetos diversos. Que daqui saiam possam sair várias propostas produtivas”, afirmou o pró-reitor.

O Plano Mais IDH é uma estratégia do Governo do Estado para redução da extrema pobreza, com promoção de justiça social e cidadania para as populações mais vulneráveis, assim o plano terá como foco inicial as populações dos 30 municípios maranhenses com piores indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No Maranhão, 23 cidades estão entre as 100 com o menor IDH do Brasil.

As universidades públicas foram convidadas a integrar o Plano, participando das discussões e ações de combate à pobreza e à desigualdade social. A UEMA apresentou inicialmente um “Banco de Ideias”, onde foi informado sobre pesquisas e cursos de extensão que poderiam ser úteis à política de combate à pobreza, além de realizar um levantamento, onde foi identificada a realidade e as demandas dos 30 municípios além de firmar um Convênio para a realização das ações.

“Durante o Workshop iremos apresentar os trabalhos realizados pela UEMA com o objetivo de atuar nas regiões de menor IDH do estado, de forma ordenada e objetiva para que possamos efetivamente alterar a condição das pessoas que vivem nessas localidades”, disse o Vice-Reitor, Walter Canales.
Segundo a Secretária Adjunta de Promoção de IDH da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Aracéa Carvalho, a UEMA foi a primeira Universidade a aceitar o convite feito pelo Governo.

“Esta Universidade foi a primeira a atender este chamado para compor uma frente em torno de mudar a realidade do Maranhão. A UEMA já nos apresentou um levantamento feito nos municípios e hoje complementa mostrando quais são suas possibilidades para realizar no Plano e nós enquanto Governo apresentaremos o que já está sendo consolidado em torno do plano. Assim esperamos ter uma equipe interagindo de maneira melhor e tendo como consequência a inserção da universidade nessa grande missão”, afirmou a secretária.

A Secretária Adjunta fez uma apresentação do Plano Mais IDH, explicando o funcionamento, objetivo, critérios técnicos, além de expor os planos de ações do projeto.

Após a exposição da secretária, o coordenador de Extensão, Helder de Moraes Pereira, apresentou o mapeamento das oportunidades e possibilidades onde a UEMA possui seus Campi, distribuídos por eixos (saúde, educação e renda).

“Durante 3 meses percorremos esses 30 municípios e realizamos um trabalho bem intensivo, árduo, e por conta desse trabalho, nós hoje podemos dizer que a Universidade vai desenvolver o maior programa de extensão universitária no estado e consolidando a nossa parceria. Assim, iremos no inicio de 2016 para estas localidades, e nossos professores estarão no campo arregaçando as mangas com seus alunos, mostrando o porque de estarmos nessa corrente”.

Os participantes do Workshop realizaram ainda trabalhos em grupo, onde socializaram projetos para suprir as demandas.

Por: Polyanna Bittencourt

Foto: Edson Costa