VII Semana de Música da UEMA propõe debate sobre obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica


Por em 28 de outubro de 2015



IMG_0154

Mesa diretora da abertura da VII Semana de Música

 

“Utopia ou realidade?” Essa é a temática da VII Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão, que iniciou nessa terça, 27, e tem como propósito discutir a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, visando produção científica na área e articulação de políticas públicas, principalmente no Estado do Maranhão.

O tema proposto para discussão durante a Semana de Música, segundo o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, é de suma importância para o contexto educacional no qual estamos imersos na contemporaneidade.

“É fundamental estarmos presentes nas discussões das agendas das universidades. A obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica é uma exigência legal, que gerou uma responsabilidade adicional para os gestores da educação na formulação de políticas públicas de preparar professores e criar condições materiais para que os alunos do sistema básico de ensino tenham acesso ao ensino de música. O nosso Curso de Licenciatura em Música tem a responsabilidade e o compromisso de contribuir com as discussões sobre a Lei 11.769/08, que trata sobre o tema exposto”, sublinhou o Reitor, durante a abertura da Semana.

O número de produções e reflexões sobre a temática ainda é pequeno, advertiu a Diretora do Curso de Música, Maria Jucilene Guida de Souza. Porém, disse: “esse evento é mais um pontapé nessa estrada que vai continuar por esse esforço, por esse compromisso acadêmico. Nós queremos fortalecer a nossa prática pedagógica acadêmica, utilizando a música como um recurso de intervenção, que ajuda o ser humano a exercer a sua cidadania. A música tem esse poder”.

Na abertura da VII Semana de Música, houve também a apresentação da Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa”. Os alunos do curso de Música da UEMA, Jair Torres e Samuel Torres interpretaram o Hino Nacional Brasileiro.

IMG_0147 IMG_0142

IMG_0185Para a acadêmica de Música da UEMA, Maria Itskovich, é fundamental refletir sobre a forma como o ensino de música será inserido nas escolas. “O lema da educação atual é fazer o aluno aprender a aprender, até o ponto em que ele se torne produtor de conhecimento. Logo, quando damos aula de música, não temos intenção de fazer o aluno tocar algum instrumento ou a cantar de maneira afinada, mas sim, de fazê-lo reconhecer os signos musicais, reconhecer os parâmetros do som. Almejamos que ele consiga ter um pensamento crítico sobre a música, tanto em relação à letra quanto à melodia. Hoje observamos uma carência sobre essa perspectiva, justamente devido à população não ter uma educação musical’, frisou.

Logo após a cerimônia de abertura, a professora Maura Penna, da Universidade Federal da Paraíba, proferiu a palestra “reflexões sobre a obrigatoriedade da educação musical na Educação Básica”.

O evento segue até a noite desta quinta, 29.

Por – Walline Alves

Fotos – Gustavo Moreno

 



Últimas Postagens