Ação de limpeza recolhe 83kg de lixo nas praias de São Luís

Por em 26 de novembro de 2015

DSCN6653

O projeto PRAIAS, promovido pelo Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM), da Universidade Estadual do Maranhão, teve sua primeira Mobilização de Limpeza nas Praias na manhã do domingo (22). Professores, pesquisadores e a comunidade em geral puderam participar de uma grandeeco-faxina nos afloramentos de laterita da praia do Caolho, na Avenida Litorânea. “Encontramos vários óculos, DVD, celulares e até banner de empresas privadas. Isso me deixou assustada, pois nunca imaginei esse tipo de lixo aqui na praia”, conta a professora de Ciências, Gilvanize Pereira. Essa etapa do projeto em que a UEMA vai à praia informa à comunidade as descobertas sobre a biodiversidade das praias de São Luís e sinaliza o início da campanha PRAIA LIMPA – LITORÂNEA VIVA, que segue até o mês de julho de 2016.

Foram recolhidos 83,270 Kg de lixo, dentre eles: tampinhas, sacos e copos plásticos, canudos, solados de sapato, lona, colchão, canos de PVC, roupas que formaram o maior volume do lixo, totalizando 46,650 Kg dos materiais recolhidos.

A Mobilização de Limpeza das Praias contou com o apoio da CEMAR que transportou no mesmo dia garrafas PET (4,320 Kg) e latinhas de metal (1,200 Kg) para posterior reciclagem e auxílio da equipe do “Movimento Nossa São Luís” que somou esforços com o grupo que ajudou diretamente na coleta seletiva. O lixo eletrônico recolhido (4,300 Kg) será doado à prefeitura de Campus para encaminhamento à Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA, o vidro quebrado e as garrafas inteiras (26,800 Kg) serão doados à Comunidade de Mulheres Artesãs de São Luís que reaproveitam e transformam o vidro em bijuterias e artigos de decoração.

“O projeto é desenvolvido pela UEMA contando com pesquisadores dos Cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca do Campus Paulo VI, do Campus de Caxias, profissionais da UFMA e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, em especial a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, porém o projeto se encontra em fase de andamento, em construção e à disposição aos que desejarem se unir e a somar conosco”, convida a bióloga e coordenadora do projeto e do LBVM, Andrea Azevedo Cutrim.

“Essa ação é mais que um trabalho de limpeza. É uma ação de cidadania. Acho que esse trabalho desenvolvido em nível de Universidade termina sensibilizando a própria sociedade, no sentido da importância de manter o meio ambiente saudável, para que todos possam ter qualidade de vida. E essa não é uma preocupação só para os dias presentes, mas um grande exemplo para as futuras gerações” avalia o professor e ex-reitor da UEMA, também presente no evento, José Augusto Silva Oliveira.

Para saber mais sobre as próximas mobilizações e atividades deste e de outros projetos desenvolvidos pelo LBVM acesse a página www.facebook.com/biologiavegetalemarinha ou entre em contato através do e-mail: lbvm.uema@gmail.com

Por: Thaís Torres/Projeto Praias
Fotos: Wanessa Dias e Fernanda Oliveira / Projeto Praias