Cine Boboromina debaterá sobre Cotas Raciais nas Universidades

Por em 6 de novembro de 2015

CRUQRO Cine Boboromina exibe nesta sexta-feira (06), o filme “Vista Minha Pele” e o documentário “Raça Humana”, às 14h, no auditório do UemaNet. O debate será sobre a temática “Cotas Raciais nas Universidades”, com a presença do professor Adriano Negreiros da Silva.

O filme “Vista Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. É uma história invertida, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Maria é uma menina branca pobre, que estuda num colégio particular com bolsa-de-estudos. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana. Maria quer ser Miss Festa Junina da escola, mas isso requer um esforço enorme, a começar pela predominância da supremacia racial negra. Maria tem em Luana uma aliada forte e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos.

O documentário “Raça Humana” ouve alunos (cotistas e não cotistas), professores, movimentos organizados e partidos políticos. Aos poucos, questões seculares e mal resolvidas da história do Brasil ressurgem, tendo como pano de fundo a discussão das cotas. “Raça Humana” foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2010.