CPA apresenta projeto de autoavaliação da UEMA

Por em 13 de novembro de 2015

IMG_2587A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino  Superior, seja pública ou privada, passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, que é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as várias dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.

Na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA não é diferente. E no dia 12 de novembro a CPA/UEMA apresentou ao Reitor e Vice-Reitor da Instituição, professores Gustavo Pereira da Costa e Walter Canales Sant’ana, o Projeto de Autoavaliação Institucional 2016-2020. A operacionalização do mesmo será a partir de 2016 e contará com a participação de toda a comunidade acadêmica, sendo coordenada pela CPA/UEMA e pelas comissões setoriais de avaliação dos Centros Superiores de Estudos – CSA/UEMA.

A metodologia de trabalho está centrada em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura Física. Os referidos eixos contemplam as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores da Universidade, ao Conselho Estadual de Educação e ao INEP por meio de relatórios.

O professor Francisco Nóbrega dos Santos, coordenador da CPA/UEMA, falou da importância da Comissão de Avaliação e da união de vários segmentos para o desenvolvimento do ensino na UEMA. “O desafio maior é desencadear amplo e abrangente processo de avaliação, exeqüível e confiável, o qual levando à revisão do posicionamento da instituição em relação a seu meio e diante dos seus objetivos possibilite aos seus tomadores de decisão um verdadeiro instrumento para planejamento da melhoria institucional”, destacou o professor.

É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. Contamos com toda a comunidade acadêmica na participação do processo.

Por: Paula Lima