Crise Nacional e Desenvolvimento Socioeconômico é tema do III Seminário de Desenvolvimento Regional da UEMA

Por em 11 de novembro de 2015

IMG-20151111-WA0001“Crise Nacional, Desenvolvimento Socioeconômico e a Disputa pelo espaço no Maranhão Atual”. Essa é a temática que será discutida durante os três dias de atividades do III Seminário de Desenvolvimento Regional da UEMA, que teve início na manhã desta quarta-feira (11), no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Centro Histórico.

O evento busca socializar com a comunidade acadêmica, pesquisadores de outras partes do país e demais segmentos da sociedade, a produção teórica elaborada pelos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional do Maranhão (PPDSR). Ao longo de cinco anos de trabalho, o Programa tem produzido discussões sobre diversos aspectos da realidade do Maranhão em suas interfaces, como o Estado Democrático de Direito, políticas públicas, dinâmicas econômicas e socioespaciais.

Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor da UEMA, Walter Canalles Sant’ana refletiu sobre o histórico do PPDSR e ressaltou a relevância de proporcionar um espaço para debates sobre as necessidades do Estado.

“Após cinco anos de trabalho e produção colhemos esse fruto da realização de eventos relevantes como este, que trazem à acadêmica e à sociedade civil debates atuais e necessários sobre a realidade do nosso Estado. Nada mais atual do que essa temática que está sendo abordada ‘Crise Econômica e Desenvolvimento’. Tenho certeza que junto a esse debate outras ações serão concretizadas, contribuindo para os índices econômicos e sociais do Maranhão”, pontuou o gestor.

De acordo com a coordenadora geral do Seminário, Zulene Muniz, a temática apresenta um cenário que está em grande evidência em toda sociedade:

“A crise nacional está bastante ideologizada. É preciso desvendar essa crise, saber até onde ela vai, seus pontos cruciais e também quais são as saídas. Não podemos pensar na crise apenas como uma catástrofe. O cenário é de crise e de reestruturação também, de superar esse processo, por isso trazer esse debate para a academia e para a sociedade é tão importante”, afirmou.

Para ministrar a conferência de abertura intitulada “Desenvolvimento socioeconômico e a crise nacional”, o evento contou com a participação do representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rafael Guerreiro Ozório, que explanou sobre o cenário do Estado do Maranhão e sobre os indicadores nacionais da crise política e econômica e como esses indicadores afetam o processo de desenvolvimento no país.

Participaram, também, da solenidade de abertura do III Seminário de Desenvolvimento Regional da UEMA, o representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UEMA, Alan Kardec Pacheco; a vice-coordenadora do evento, Marivânia Furtado; o representante quilombola Nildo Braga Correa; e a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Helciane Araújo.

As atividades do evento se estendem até a próxima sexta-feira (13), com palestras, conferências e minicursos, que colocam em pauta a questão da crise nacional e suas implicações para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão atual.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira