Documentário de Ferreira Gullar é destaque na abertura da XIII Semana de Letras da UEMA

Por em 24 de novembro de 2015

abertura de letras1

Teve início nesta terça, 24, no Campus Paulo VI, a XIII Semana de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. O tema desta edição é “sons, escritas e histórias no tecido da palavra”. Mais de 150 pessoas de diversos Campi da UEMA e de outras universidades participaram da abertura do evento.

Segundo a Diretora do Curso de Letras e Coordenadora do Evento, Mayalu Moreira Félix, os cursos de Letras ocupam-se primordialmente do estudo da linguagem verbal humana, da língua. E a linguagem é algo que está presente em cada instante do nosso dia. “A língua diz respeito à própria capacidade de cognição, à própria capacidade de raciocínio e de pensamento. Nesse sentido, esta Semana de Letras tenta recolocar a importância deste debate”, frisou a professora.

letras4

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra, no ato representando o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo; a Diretora do CECEN, Ana Lúcia Cunha Duarte e; a professora Lourdes Maria de Oliveira Paula Mota, representando a Coordenadora do UEMANET, Ilka Serra.

Documentário

ferreira2

Ainda na abertura da Semana de Letras, foi exibido o documentário “Simplesmente Gullar”. Esta é a primeira participação do poeta maranhense – imortal da Academia Brasileira de Letras – Ferreira Gullar, por meio de vídeo, na Semana de Letras da UEMA.

Além da temática do evento “sons, escritas e histórias no tecido da palavra”, o poeta maranhense falou, durante o documentário, sobre suas influências literárias e artísticas na juventude, a importância de aprender a língua portuguesa, entre outros assuntos correlacionados.

A ideia inicial era que Ferreira Gullar participasse da Semana por meio de vídeo palestra, no entanto, de acordo com a Coordenadora do Evento, Mayalu Félix, o conteúdo gerado foi além da proposta inicial e transformou-se em um rico documentário. “Esse é um material que ficará para a história da nossa Instituição”,sublinhou.

O documentário foi gravado no apartamento de Gullar, na cidade do Rio de Janeiro, e também na cidade de São Luís, com familiares do poeta.

Palestras

A Palestra inicial do evento foi ministrada pela Profª. Drª Maria Helena de Moura Neves , da Unesp-Araraquara /SP. O tema abordado foi “Linguística – O tecido da palavra: de como a gramática faz texto”.

letras2

A Semana de Letras terá também palestras proferidas pelas Doutoras: Thaïs Cristófaro da Silva da UFMG, Maria Helena de Moura Neves, UNESP-Araraquara/SP e Sílvia Antunes Furtado da UEMA.

O evento será transmitido online, por videoconferência, a todos os campi da UEMA e escolas de formação pelo UemaNet – parceira desta XIII Semana de Letras.

Haverá ainda apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas, minicursos, oficinas (workshops), pôsteres e comunicações orais.

O evento segue até a próxima sexta, 27, no Campus Paulo VI.

Veja programação completa aqui

Por: Walline Alves