Encerra II Encontro Maranhense do Ensino de Física

Por em 23 de novembro de 2015

12282078_10205357594524009_450385248_oAconteceu na última sexta (20), no auditório do UEMAnet, a solenidade de encerramento do II Encontro Maranhense do Ensino de Física (EMEF), que este ano abordou os Planos Nacional e Estadual de Educação.

Participaram da solenidade o assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), Welberth Santos Ferreira; o secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino, Jhonatan Almada; o pesquisador da Universidade do Porto, Abílio Almeida; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maria Consuelo Alves Lima; e o representante do Centro Acadêmico de Física, Geovane Rodrigues Araújo.

O pesquisador Abílio Almeida agradeceu pelo convite para palestrar sobre “Progressos em nanociências e nanotecnologia” e também comentou sobre o termo de cooperação assinado entre a universidade portuguesa e a UEMA.

Já o professor Welberth Ferreira, que coordenou o II EMEF, falou do empenho de 12287270_10205357594324004_1963560701_ovários setores da Universidade para realização do evento e também do esforço dos alunos de Física, que contribuíram bastante como monitores. Ele ressaltou também o apoio da FAPEMA, que patrocinou o Encontro.

“Tivemos a estratégia de trazer um palestrante internacional e conseguimos ultrapassar as fronteiras do Estado, com participação de profissionais dos estados do Pará e do Piauí. Em outro momento, pensaremos em tornar esse evento regional”, comentou.

Durante o Encontro, estudantes da capital e do interior apresentaram trabalhos, os alunos puderam ter acesso a mais informações sobre programas de mestrado na área de Física, além de um panorama sobre o Plano Nacional e Estadual de Educação.

12287579_10205357604244252_820097324_o

Plano Estadual de Educação é tema de palestra de encerramento

12299872_10205357594164000_1185337339_oO último dia do II EMEF teve como tema principal o Plano Estadual de Educação, apresentado pelo secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino, Jhonatan Almada.

Ele explicou que o PEE foi elaborado de modo participativo durante o ano de 2013, contento os tópicos Introdução, Diagnóstico, e Metas e Estratégias. O Plano tornou-se, em 11 de junho de 2014, a lei nº 10.099.

O secretário adjunto também falou do impacto do Plano na educação do Maranhão, inclusive da criação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com uma estrutura capaz de fortalecer a educação técnica e profissionalizante.

Disse, ainda, que a UEMA também terá melhorias em sua estrutura para atender às necessidades da população. Pediu aos estudantes de Física que estejam empenhados em somar forças para mudar o cenário referente ao desenvolvimento desta ciência no Estado.

“Sem a perspectiva de vocês continuarem os estudos, da formação de pesquisadores e de continuidade ao legado recebido dos seus professores, dificilmente o Estado poderá sustentar esses investimentos, sonhos e esperanças. Vocês têm que sentirem-se partícipes disso para não termos mais retrocesso na nossa história”, disse.

Por: Débora Souza

Fotos: Edson Ferreira