Projeto “Nosso papel” da UEMA beneficia entidades filantrópicas

Por em 25 de novembro de 2015

20151124_094445Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em economia e redução do desperdício. Pensando nisso, a Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) junto com a execução de Extensão financiadas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) tem somado esforços para fortalecer o projeto “Nosso papel”, que já vem sendo desenvolvido desde 2012, possibilitando o recolhimento e destinação correta de mais de 5.486,26 kg de papéis.

Por meio da disponibilização de caixas da AGA nos setores administrativos da Universidade, todo o papel descartado é recolhido com o apoio da Prefeitura de Campus, sendo transportada para a ECOCEMAR, que tem como proposta a conversão de determinadas quantidades de resíduos sólidos, medidas em peso, em bônus na conta de energia de uma Instituição Filantrópica, escolhida por meio de sorteio. Neste ano, a Instituição selecionada foi a Fundação Antônio Jorge Dino.

Além do projeto Nosso Papel, a AGA vem desenvolvendo outras iniciativas de IMG-20151007-WA0015consumo sustentável para uma melhor qualidade de vida e conservação do meio ambiente.

O projeto “Consumo consciente: Água e energia, vamos economizar!” está em atividade desde o mês de junho, buscando evitar o desperdício de água e energia, otimizando o consumo e promovendo uma eficiência hídrica e energética, como explica a assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida.

“Isso tudo está sendo realizado por meio do processo de conscientização de estudantes, servidores e gestores para a mudança de comportamento. Assim pouparemos os recursos naturais, desenvolvendo economia financeira e um consumo sustentável”, explicou.

A Assessoria também desenvolve ações com o projeto “E-resíduos”, que recolhe, nos setores administrativos, cartuchos e toneres, equipamentos com resíduos que contêm metais pesados maléficos à saúde do ser humano e nocivos ao meio ambiente, necessitando de descarte adequado. Depois de recolhidos, os materiais são encaminhados para a ECOCEMAR, que envia para a destinação final adequada.

Por: Carol Ribeiro