UEMA assina acordo de cooperação com Universidade de Portugal


Por em 17 de novembro de 2015



IMG_0351

Os professores Abílio Almeida, Walter Canales e Welberth Ferreira

Visando desenvolver relações de cooperação com base em entendimentos mútuos, enfatizando o intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de educação e pesquisa, o vice-reitor Walter Canales recebeu, na manhã desta terça-feira (17), na sala de reunião da Reitoria-Campus Paulo VI, o representante da Universidade do Porto-Portugal, professor Abílio Almeida, que estava acompanhado do coordenador do Acordo de Cooperação entre a UEMA e a Universidade Portuguesa, Welberth Ferreira.

O documento, que será assinado pelo reitor Gustavo Pereira da Costa na próxima sexta-feira (20), mostra que a cooperação inclui qualquer programa oferecido e proposto pelas partes desde que venham a contribuir para o fomento e o desenvolvimento de relações entre as duas universidades.

Conforme explicou o professor Walter Canales, a intenção do convênio é a troca de conhecimentos entre as instituições. “Com o acordo, tanto a UEMA como a Universidade do Porto pode estar encaminhando entre si professores, alunos e técnicos de nível superior, objetivando a busca de novas experiências acadêmicas”, disse.

Para o professor Welberth, este Termo, uma vez assinado, garante no prazo de cinco anos, podendo ser renovado, fomentar o desenvolvimento no âmbito do ensino e da pesquisa, por meio do translado de professores, alunos e técnico-administrativos, sejam eles brasileiros ou portugueses, no intuito de qualificar ambas as partes.

O professor Abílio, que também ministrará a palestra “Fundamentos e aplicações tecnológicas de materiais polarizáveis multifuncionais”, na próxima quinta-feira, às 16h, no UEMANET, explica que, apesar de os trabalhos serem iniciados na área de física, o acordo poderá se expandir para outras áreas, durante a vigência do convênio. “Além da física, onde estou, esperamos que esse seja o primeiro passo de uma colaboração futura”.

Os programas e atividades a serem desenvolvidos, inicialmente, no convênio são: Intercâmbio de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; Intercâmbio de estudantes; Elaboração de atividades conjuntas de ensino e pesquisa; Participação em seminários e encontros acadêmicos; Participação em programas acadêmicos especiais de curta duração; Desenvolvimento de atividades de intercâmbio cultural; Realização de treinamento, nos níveis de graduação e pós-graduação, nos cursos oferecidos por ambas às instituições; Criação de oportunidades para o desenvolvimento do quadro acadêmico-funcional de ambas as partes, através da utilização de licenças sabáticas e outros programas de aprimoramento de pessoal; e Prestação de consultorias.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa



Últimas Postagens