UEMA assina convênio visando a erradicação do analfabetismo no Maranhão

Por em 8 de novembro de 2015

???????????????????????????????

O governador Flavio Dino discursa na cerimônia de assinatura do convênio para a erradicação do analfabetismo no Maranhão

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na tarde da última sexta-feira (6), no Palácio Henrique de Lá Roque, assinou, com o Governo do Maranhão, a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), o convênio de cooperação com o Movimento dos Sem Terra (MST), para a Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso” – Círculo de Cultura.

De acordo com o Governo, a jornada integra a mobilização pela alfabetização com ação do Programa Escola Digna e do Plano Mais IDH, uma iniciativa estratégica para erradicar o analfabetismo no Maranhão, que chega hoje ao patamar de 19,31%. “Unir as forças e energias para alfabetizar nossas crianças é o melhor caminho para vencer esse desafio. Mas juntos possamos alcançar bons resultados, a pesar de ter muita coisa a fazer”, disse o governador Flávio Dio, que presidiu a cerimônia.

O reitor Gustavo Pereira da Costa assina o convênio representando a UEMA

Os trabalhos serão executados pela SEDUC e UEMA, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP), de forma experimental em 8 dos 30 municípios mais pobres do Estado: Aldeias Altas, Governador Newton Belo, Água Doce do Maranhão, São João do Caru, Itaipava do Grajaú, Santana do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras e São Raimundo Doca Bezerra.

De acordo com o reitor Gustavo Pereira da Costa, a Universidade Estadual do Maranhão sente-se honrada em participar, não só desse projeto, mas desse momento histórico para o Maranhão. “A UEMA compreendendo seu papel institucional e a missão de trabalhar a educação, consorciou-se com as secretarias de estado, especialmente com a Secretaria de Educação, para implantar a metodologia do “Sim Eu Posso” – já consagrado em outros países e aprovado pela Unesco –, nesses oito municípios. Tenho certeza que vai ser uma experiência exitosa e vamos consegui, a partir daí, aplicar esse modelo em outros municípios, para erradicar esse mal daninho, que é o analfabetismo”, declarou o reitor.

O professor José de Ribamar Moura assina o convênio representando a FAPEAD

Assinaram o convênio a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; e José de Ribamar Lisboa Moura, representando a FAPEAD.

“Hoje, no Maranhão, são cerca de 1 milhão de adultos analfabetos, o nosso desafio é gigantesco, mas é possível. O Governo do Maranhão tem a grande missão de corrigir esta injustiça social”, informou a secretária Áurea Prazeres.

Participaram da mesa de autoridades o vice-governador Carlos Brandão, o senador Roberto Rocha, o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, Maria Divina Lopes, coordenadora do MST no Maranhão, e Helena Gabriela, 11 anos, do assentamento Nova Conquista, Açailândia.

DSCN1025

Texto: Alcindo Barros