UEMA e CREA-MA promovem Workshop “Convergências das Tecnologias de Telecomunicações e Automação com Tecnologia da Informação”

Por em 26 de novembro de 2015

12315082_10205371737437573_322424713_oAconteceu ontem (25), no plenarinho da Assembleia legislativa do Maranhão, o Workshop “Convergência das Tecnologias de Telecomunicações e Automação com Tecnologia da Informação”, evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com o Conselho de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA).

O evento teve como objetivo esclarecer dúvidas referentes ao Curso de Engenharia da Computação, além de apresentar os avanços tecnológicos no setor de telecomunicações e automação, áreas que podem ser fatias de mercado para o engenheiro de computação.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o deputado Cristovam Filho; a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, representando o prefeito Edivaldo Holanda; o diretor do Curso de Engenharia da Computação, Rogério Moreira Lima; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré; o presidente do CREA-MA, Cleudson Campos de Anchieta; e o presidente da TVN, Augusto Diniz.

Durante sua fala, o reitor Gustavo Pereira revelou satisfação pela participação de diversos segmentos da sociedade no workshop para discussão sobre tecnologia da informação.

“Temos na UEMA desafios internos indissociáveis do que é enfrentado no Estado e no12305962_10205371738517600_333676329_n País. No que diz respeito à Universidade, passou o tempo de estar isolada, preocupando-se apenas com assuntos relacionados a si mesma. Faz-se necessário o diálogo com deputados, governo e empresários para melhoria da nossa sociedade”, disse.

E complementou: “A educação é base do desenvolvimento humano e social, que estão ligados ao desenvolvimento econômico e das nações. Na esteira da educação, não se pode perder de vista o papel da ciência, tecnologia e inovação”.

O deputado Cristovan Filho, que é também mestrando em Engenharia da Computação na UEMA, falou que o Workshop é um modo de aproximar a Universidade do Legislativo, mostrando suas ações e projetos.  “É importante esclarecer o que é a Engenharia da Computação e como essa profissão pode ajudar-nos a desenvolver a sociedade, facilitando a vida das pessoas”, ressaltou.

12315350_10205371747677829_731495556_oPara o professor Rogério Lima a ideia é justamente divulgar o Curso de Engenharia da Computação. “Diferenciar Engenheiro da Computação de outras profissões e mostrar o leque de possibilidades de atuação desse profissional, inclusive nas áreas de telecomunicações e automação, são as propostas para este momento”, comentou.

Após a solenidade, Rogério Lima ministrou a palestra “Regulamentação da profissão de Engenheiro da Computação”, explicando os aspectos legais que norteiam a profissão. Também apresentou, brevemente, os componentes curriculares do Curso de Engenharia da Computação da UEMA. Na ocasião, os estudantes, profissionais, empresários e autoridades puderam fazer questionamentos sobre o tema abordado.

As atividades prosseguiram com palestras e mesa redonda sobre Mestrado Profissional, Internet das coisas, Investimentos em Tecnologia da Informação no Maranhão, Automação, CREA e estudo de caso.12309138_10205371739237618_2141477859_n

Por: Débora Souza

Fotos: Edson Ferreira