UEMA promove II Encontro de Iniciação à Docência no Campus Paulo VI

Por em 12 de novembro de 2015

SAM_1311Aconteceu ontem (11), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a solenidade de abertura do II Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento, que é promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROG), tem como objetivo integrar e divulgar as ações, as atividades de extensão e as produções acadêmico-científicas do PIBID-UEMA, realizadas e aplicadas nas escolas públicas da educação básica. Além de promover a integração entre os cursos de licenciaturas, seus programas de extensão universitária, projetos de pesquisas e demais atividades pedagógicas ligadas aos cursos de licenciaturas.

Participaram da mesa de abertura a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, representando o reitor Gustavo Pereira da Costa; o coordenador de Gestão do Pibid UEMA, João Coelho; a coordenadora institucional do Pibid na UEMA, Lídia Santos Pereira Martins; a diretora do Campus Timon e coordenadora de Letras e Pedagogia-Pibid em Timon, Edith Sampaio Sotero Leal; e o coordenador de Letras – Pibid em Caxias, Elizeu Arruda de Sousa.

A pró-reitora Andréa de Araújo falou da satisfação em estar presente no ENID e do esforço dos coordenadores para o desenvolvimento das atividades do Pibid na UEMA. Explicou também sobre a necessidade de ter momentos de integração para incentivar os futuros docentes a buscarem novas metodologias e ferramentas que possam contribuir no processo de aprendizagem.

“Nós da pró-reitoria estamos atentos às necessidades relacionadas ao Pibid e buscamos mecanismos para manter e institucionalizar esses momentos. Estou certa de que os participantes do Pibid serão professores diferenciados em virtude da experiência adquirida durante esse Programa”, ressaltou.

O coordenador João Coelho reconheceu que o impacto das ações realizadas, principalmente, nas cidades de Timon e Caxias, além disso, agradeceu pelo empenho dos bolsistas.

“Esta é a oportunidade de prestação de contas, de exposição dos brilhantes trabalhos feitos nas escolas, bem como é também um momento de integração. Com o Pibid, tem sido despertado nos estudantes o desejo de ir para a Universidade”, revelou.

Para o professor Elizeu Arruda os bolsistas são as molas mestras do Programa e por causa deles o Pibid vem sendo desenvolvido com eficiência na cidade de Caxias, nas áreas de Letras, Biologia e Física.

“Na área que coordeno, que é Letras, tenho percebido um diferencial com os bolsistas trazendo novas metodologias que resgatam o prazer pela literatura. Tentam mostrar o aluno como protagonista do conhecimento, aquele que constrói o saber também”, disse.

Já a professora Edith Sampaio mencionou que o Programa é bastante positivo para o crescimento profissional dos bolsistas e também para o processo de aprendizagem dos alunos de Timon.

“Os bolsistas estão muito interessados em ajudar os alunos a melhorarem o desempenho escolar. Eles também fazem atividades extra sala de aula, envolvendo os familiares dos alunos e tratando sobre temáticas relevantes para a sociedade”, comentou.

Após a solenidade, houve uma apresentação cultural com a orquestra de violões da SAM_1376Escola de Música do Maranhão e, sem seguida, o palestrante Severino Vilar Albuquerque falou sobre o tema “Contribuições na Formação de Professores no Estado do Maranhão”.

As atividades prosseguem até sexta-feira(13), com oficinas, minicursos, apresentações orais e palestras.

Por: Débora Souza