UEMA realiza 1ª Mostra de Profissões

Por em 24 de novembro de 2015

IMG_0660

A escolha da carreira profissional é um dos maiores dilemas dos jovens vestibulandos. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROG), realiza durante toda esta terça-feira (24), a 1ª Mostra de Profissões da UEMA. O objetivo é orientar, esclarecer e motivar os alunos do Ensino Médio na escolha profissional.

Durante todo o dia, 200 alunos do Centro de Ensino Médio Paulo VI, divididos nos turnos da manhã e tarde, conheceram as instalações da UEMA, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e o Posto Médico.

IMG_0658De acordo com a pró-reitora de Graduação, Andréa Araújo, a Mostra serve como um espaço de aproximação entre a Universidade e os alunos das escolas públicas.

“A 1ª Mostra de Profissões da UEMA busca fazer com que os jovens vestibulandos esclareçam suas dúvidas sobre os cursos de graduação e conheçam as ações e projetos desenvolvidos pela UEMA. É importante que os alunos do ensino médio conheçam mais a nossa instituição e seus diversos cursos. Além disso, é também um interesse nosso fazer um trabalho grande de planejamento e organização de toda parte acadêmica e dar visibilidade à instituição”, frisou.

A supervisora de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Eliana Maria Pereira, IMG_0681acrescentou que a parceria com as Instituições de Ensino Superior é fundamental para o ciclo de educação do Estado.

“Esta Mostra de Profissões representa o cumprimento de uma das incumbências da Universidade. Trazem como foco os quatro eixos da formação acadêmica dos estudantes do Ensino Médio: trabalhar a pesquisa como dimensão principal, o trabalho, a tecnologia e a cultura. Esses eixos estão interligados, e nesse sentido, a Universidade é imprescindível. O mundo do trabalho é extremamente competitivo e os alunos precisam entender esse s processo, e é por dentro da escola que isso tem que acontecer”.

Para os estudantes, conhecer o funcionamento e as atividades dos cursos de graduação vai esclarecer ainda mais sobre a escolha profissional, como afirmou o aluno Anderson Lima, durante a visita.

“O que me interessou bastante em participar dessa Mostra foi a oportunidade de poder conhecer um pouco de cada área de ensino que a Universidade Estadual do Maranhão oferece. Ainda que eu já tenha uma predileção por alguma área do conhecimento, é sempre bom conhecer outras possibilidades, principalmente quando o que está em jogo é o nosso futuro profissional”, apontou o estudante.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira