UEMA realiza III Workshop de Agroecologia do Maranhão

Por em 12 de novembro de 2015

agroecA Universidade Estadual do Maranhão deu início, nesta quarta-feira, 11, ao III Workshop de Agroecologia do Maranhão. Promovido pela de Pós-Graduação em Agroecologia/UEMA, o evento se estende até a próxima sexta-feira.

Com o tema “Agroecologia e Políticas Públicas”, visa discutir os desafios e oportunidades relacionados à agricultura familiar no novo contexto das políticas públicas do atual governo do Estado do Maranhão e as contribuições da agroecologia como ciência e fomentadora de novos modelos de agricultura.

Durante a solenidade de abertura, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, destacou a realização do evento para a geração de conhecimento sobre a agricultura familiar e de intervenções que possam contribuir no processo. “As temáticas propostas na programação são necessárias no atual momento, assim esperamos que o evento além de oportunizar conhecimentos trazidos pelos palestrantes, possam também trazer encaminhamentos para as políticas públicas”, afirmou a diretora.

Segundo a Coordenadora Geral do III Workshop, Maria Rosangela Malheiros, o evento é uma oportunidade para a realização de discussões que possam melhorar a agricultura familiar.

“Queremos fazer um debate com ênfase na aproximação entre o saber científico e o popular, então abrimos as portas da universidade para estes trabalhos acadêmicos, para discutir o que está sendo construído dentro da agroecologia, e o que a gente precisa expandir essa discussão para a sociedade, e assim melhorarmos a agricultura familiar do estado, porque não podemos perder de vista que o foco de tudo que fazemos é a sociedade que precisa dos resultados das nossas pesquisas”, ressaltou a coordenadora.

agroeA palestra de abertura do evento, intitulada “Porque a Agroecologia interessa a sociedade?”, foi proferida pela representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Maria Virginia de Almeida Aguiar. Durante a apresentação, Virginia falou sobre conceitos e pressupostos da agroecologia, além da história da ciência no país e da criação da ABA.

“A Agroecologia além de uma ciência é também um movimento e uma prática, dialoga diretamente com a realidade e com os movimentos políticos. Ela é uma prática social que analisa, estuda e aprofunda conhecimentos junto com as práticas dos agricultores e com os movimentos sociais. Por isso a esta ciência interessa a sociedade, pois ajuda a entender o sistema da produção industrial e nos fornece uma matriz de conhecimentos que possibilita construir respostas e alternativas”, destacou a palestrante.

Participaram também da solenidade de abertura do evento o coordenador da Pós-Graduação em Agroecologia, Fabricio de Oliveira Reis, a professora Rita Seabra, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a professora Silvane Magali Nascimento, representando a diretoria científica da Fapema, o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Eugênio Emerito Araújo, o representante da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Fernando Trinta Martins, o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Luís, Domingos Albuqueque Paes e a representante do sindicato dos trabalhadores rurais de São Luís, Maria de Jesus Gamboa.

O III Workshop de Agroecologia do Maranhão será realizado até sexta-feira, 13, e contará em sua programação com palestras, minicursos, mesas-redondas, exposição de banners e visitas a fazenda escola.

Por: Polyanna Bittencourt